Conteúdos e descontos grátis para os apaixonados por bebês.

Entre ou

Conteúdos e descontos grátis para os apaixonados por bebês.

Sobre nós | Siga-nos:

TODAS CATEGORIAS

25/02/2019

A chegada do bebê em casa - primeiras dúvidas.

Pediatria

A chegada do bebê em casa - primeiras dúvidas.

Um dos momentos mais esperados desde o início da gestação é o dia de levar o bebê para casa.

Chegado esse dia, várias dúvidas surgem. E agora?

Neste post vou falar sobre as dúvidas mais comuns.

Quais os exames/ testes que devem ser feitos?

Todo recém nascido deve realizar o teste do reflexo vermelho (teste do olhinho), o teste de emissão oto acústica (teste da orelhinha) e o teste do pezinho (este último deve ser realizado entre o 3º e 7º dia de vida).

Vacinas: ao nascer, o bebê deve receber a vacina da Hepatite B e nos primeiros dias de vida a BCG.

Visitas: este assunto é bem delicado. É um momento em que os pais e o bebê estão se conhecendo e se adaptando à nova rotina. As visitas devem ser breves e quem for visitar não deve estar gripado, com diarréia ou com qualquer sintoma de doença infecciosa.

Lembrem-se que os recém nascidos têm o sistema imunológico ainda imaturo e são mais suscetíveis a contrair infecções.

Cólicas: a maioria do bebês apresentam cólicas, geralmente a partir do 10° dia de vida. Elas acontecem devido à produção de gases decorrente da digestão do leite, e porque o intestino dos bebês ainda é imaturo e se contrai de uma forma desorganizada. Medidas simples como massagem e uma bolsinha térmica morna no abdome costumam ajudar bastante. O uso de medicações deve sempre ser orientado por um pediatra.

Rotina: a maioria dos bebês nessa fase mamam a cada 2 ou 3 horas, tanto de dia, quanto à noite. É importante desde o início tentar estabelecer uma rotina organizada de trocas, mamadas e sono. Se puder estabeleça um horário fixo para o banho, isso faz com que o bebê se sinta mais seguro.

Perda de peso : todos os bebês perdem peso após o nascimento. É considerada normal uma perda de peso de até 10% do peso de nascimento nos primeiros 5-7 dias de vida. Após esse período, os bebês começam a recuperar seu peso.

Acompanhamento com pediatra: importante realizar uma revisão na primeira semana de vida para avaliar o peso, a presença ou não de icterícia (amarelão) e para tirar as dúvidas que surgiram nesses primeiros dias.

Espero ter ajudado um pouco nesse início tão especial e intenso.

Baixe o App do Baby Check-in e saiba mais:

http://onelink.to/ydy7cb


Graduada em Medicina pela Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre, residência em Pediatria no Hospital da Criança Santo Antônio da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e especialização em Neonatologia no Hospital São Lucas PUC

Você já conhece o Clube Gratuito Eu Amo Meu Bebê?

O eu amo meu bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos em promoções e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar. Acesse agora e veja os descontos especiais para gestantes e mamães na lista do chá de bebê.