Para os apaixonados por bebês.

Ginecologia
Quais vacinas as gestantes devem tomar?
24/08/2018 20:21:26

Quais vacinas as gestantes devem tomar?

Algumas mulheres, por falta de informação, desconhecem a importância de colocar a cartela de vacinação em ordem durante a gestação (ou antes de engravidar). Vacinar as gestantes é muito importante pois estimula a produção de anticorpos que irão, via placenta, para o bebê que ainda está em formação.

Por isso, a  ginecologista e obstetra Dra. Flávia Fairbanks, responde à pergunta "Quais vacinas as gestantes devem tomar?"

As gestantes são orientadas a tomar a vacina da gripe todos os anos (principalmente quando mudam as cepas dos vírus, ou seja o tipo de vírus que está circulando; e o Ministério da Saúde orienta que essas mulheres sejam re-vacinadas principalmente durante a gestação para garantir a passagem dos anti-corpos para os bebês); e a vacina que protege contra coqueluche (que vem num pacote junto com a vacina contra o tétano e a difteria ), toma-se em geral na 27º semana de gestação.

Além disso,  pede-se também o exame para descobrir a tipagem sanguínea da mãe: grupo sanguíneo (A, B, AB ou O) e fator Rh (positivo ou negativo). Isso porque quem é Rh  positivo possui uma proteína chamada antígeno D na superfície dos glóbulos vermelhos. Quem não tem esse antígeno é Rh negativo.

O mais importante na gravidez é saber o fator Rh, no caso de a mãe for Rh negativo e o bebê for Rh positivo (a criança pode herdar o Rh positivo do pai). O perigo nesse caso é que quando o sangue do bebê entre em contato com o sangue da mãe (isso é muito comum no parto), o sistema imunológico da mãe pode reagir contra o antígeno D do sangue do bebê, e produzir anticorpos contra ele. 

Na próxima gravidez (e o novo bebê também for Rh positivo), os anticorpos já produzidos na gravidez anterior podem atravessar a placenta e atacar as células do sangue do novo bebê, provocando anemia, icterícia ou, em casos mais graves, insuficiência cardíaca ou hepática na criança. 

Por isso, nesse caso citado acima, vacina-se também contra a incompatibilidade do fator Rh, geralmente no terceiro trimestre ou quando houver qualquer sangramento. A vacina anti-D vem sendo usada há muitos anos, e pode ser aplicada sempre que houver alguma possibilidade de sensibilização. 

Todas as  vacinas aqui citadas são seguras para grávidas, e são oferecidas gratuitamente para gestantes na rede pública de saúde, combinada na tríplice acelular dTpa, que protege também contra tétano e difteria.

Confira nosso novo vídeo sobre o  calendário de vacinas para gestantes.

Veja mais vídeos sobre maternidade e infância no nosso canal do Youtube Eu Amo meu Bebê. Cadastre-se, curta e compartilhe nossos vídeos!

----------------------------------------------------------------------------------

Confira também outros artigos sobre gestação:

----------------------------------------------------------------------------------
 
Você já conhece o  Clube Gratuito Eu Amo Meu Bebê?

O Eu Amo Meu Bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos e promoções exclusivas de diversas empresas em produtos e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar. 

Acesse agora e veja desconto especial para as gestantes em diversas categorias.

Dra. Flavia Fairbanks
Formada pela Faculdade de Medicina da USP em 1998, especialização em Endometriose no Hospital das Clínicas da FMUSP, Pós-Graduação Latu Sensu em Sexualidade Humana pela FMUSP de 2006 a 2008.
CRM: 93879/SP.

©2011-2018. Proxy Media. Todos os diretos reservados. | Termos de uso | Quem somos | Artigos