Para os apaixonados por bebês.

Saúde
Cuidados para evitar engasgo em crianças
24/08/2018 20:21:25

Principais cuidados para evitar engasgo em crianças

Quais são os principais cuidados que pais e mães devem ter para evitar engasgos em crianças. A enfermeira especializada em primeiros socorros Letícia Spina Tapia, coordenadora da Creche Segura, fala sobre esses cuidados.

No Brasil, existe uma alta mortalidade infantil devido ao engasgo, principalmente em crianças menores de 1 ano; por isso que é importante conhecer as medidas de prevenção e também de medidas de atendimento. 

O que leva uma criança a engasgar?

Determinados alimentos podem ser responsáveis pelo engasgo. Crianças menores de 5 anos não deveriam entrar em contato com alguns alimentos; que podem ser perigosos e provocar o engasgo. Por exemplo, alguns alimentos que formam um "tampão", que obstrui a passagem de ar. Por isso, evite alimentos como a salsicha cortada em formato de moeda ou alimentos muito duros como a pipoca ou o amendoim, entre outros.

A criança tem uma passagem de ar estreita e uma garganta muito pequena; então determinados alimentos quando são introduzidos na cavidade oral, cortados de forma inadequada, eles vão obstruir a passagem do ar. 

A criança ainda não tem uma dentição completa com capacidade de triturar completamente o alimento, por isso que é preciso sempre dar o alimento em pequenas porções e com supervisão do adulto. Evite também que crianças maiores (com irmãos menores) ofereçam alimentos para a criança menor.

É muito importante a posição da criança para se alimentar: a criança precisa estar muito bem sentada e olhando para o alimento; nunca no bebê conforto, nunca inclinada.

Além dos alimentos, os brinquedos também podem ser perigosos para o engasgo. Por isso, só adquira brinquedos adequados à faixa etária da criança e com selo do INMETRO. Alguns brinquedos possuem peças muito pequenas, se a criança tiver a curiosidade de colocar esse brinquedo na boca, com essa peça muito pequena; há uma grande chance de engasgar.

Também não devemos deixar pela casa fragmentos, pequenos objetos; as crianças são curiosas. Essas são medidas extremamente importantes para a prevenção do engasgo em crianças.

Confira nosso novo vídeo sobre perigos do bebê engasgar.

Caso a criança piore e deixe de respirar, ligue imediatamente para alguém chamar o serviço médico especializado: 192 (Samu) ou 193 (Corpo de Bombeiros), ou providenciar um transporte até o pronto socorro mais próximo.

Veja mais vídeos sobre maternidade e infância no nosso canal do Youtube Eu Amo meu Bebê. Cadastre-se, curta e compartilhe nossos vídeos!

----------------------------------------------------------------------------------

Confira também outros artigos sobre bebês:

----------------------------------------------------------------------------------
 
Você já conhece o Clube Gratuito Eu Amo Meu Bebê?

O Eu Amo Meu Bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes mães recentes que reúne descontos e promoções exclusivas de diversas empresas em produtos e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar. 

Acesse agora e veja desconto especial nos cursos de primeiros socorros da Creche SeguraA Creche Segura realiza formação em primeiros socorros, promoção da saúde e prevenção de acidentes a todas as pessoas que atuam na área da educação favorecendo um ambiente escolar mais seguro e promotor de saúde.

Leticia Spina Tapia
Mestranda no ensino em Ciência da Saúde pela Unifesp e coordenadora de formação na Creche Segura, empresa pioneira na formação em primeiros socorros, promoção da saúde e prevenção de acidentes.

©2011-2018. Proxy Media. Todos os diretos reservados. | Termos de uso | Quem somos | Artigos