Para os apaixonados por bebês.

Saúde
Aprenda como desengasgar um bebê
06/04/2018 18:22:43

Aprenda como desengasgar um bebê de até 12 meses? Primeiros Socorros.

O que fazer quando o bebê engasga? Os bebês podem engasgar mamando ou mesmo com pequenos objetos levados à boca sem que a mãe perceba ou veja. A mãe ou o pai devem identificar os sinais de que o bebê está engasgado (sem conseguir tossir ou chorar); e tomar providências imediatamente.

No vídeo de hoje; a Letícia Spina Tapia, enfermeira especializada em emergência e primeiros socorros; coordenadora da Creche Segura ensina como desengasgar um bebê de até 1 ano de idade.

Lembrando que a mãe pode estar visualizando o que fez com que o bebê engasgasse, como a mãe pode não estar visualizando; o importante é identificar os sintomas do engasgo.

Passo-a-passo de como desengasgar um bebê:

Ao identificar que a criança está engasgada, seja durante a mamada ou alimentação; a manobra é:

1- sente o bebê de frente para você;

2- a mão mais forte (se a pessoa for destra, é a direita) será usada para fazer o golpe para desobstruir a vias aéreas;

3- com a outra mão, faça um V na frente do rosto do bebê e vire a criança de cabeça para baixo apoiando-a sobre o braço. Sempre com o bumbum mais alto que as costas ;

4- com a mão mais forte e a criança apoiada na perna, golpeie 5x entre as escápulas (na direção dos bracinhos);

5- feito o golpe, desvire o bebê e apoie a cabeça sobre a mão direita e observe se saiu o fragmento.

6- se não resolveu e a criança nem começou a chorar; a criança  apoiada de barriga para cima sobre o braço direito, a pessoa fará pressão com 3 dedos no meio do tórax na direção dos mamilos, 5 vezes.   

Veja o vídeo completo para visualizar corretamente as manobras. O ideal é que, antes que esse tipo de acidente aconteça, você tenha "treinado", para agir com mais segurança e confiança.

Confira nosso novo vídeo sobre o que fazer se o bebê engasgar.

Caso a criança piore e deixe de respirar, ligue imediatamente para alguém chamar o serviço médico especializado: 192 (Samu) ou 193 (Corpo de Bombeiros), ou providencie um transporte até o pronto socorro mais próximo.

Veja mais vídeos sobre maternidade e infância no nosso canal do Youtube Eu Amo meu Bebê. Cadastre-se, curta e compartilhe nossos vídeos!

----------------------------------------------------------------------------------

Confira também outros artigos sobre bebês:

----------------------------------------------------------------------------------

Você já conhece o Clube Gratuito Eu Amo Meu Bebê?

O Eu Amo Meu Bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes mães recentes que reúne descontos e promoções exclusivas de diversas empresas em produtos e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar.

Acesse agora e veja desconto especial nos cursos de primeiros socorros da Creche Segura.

A Creche Segura realiza formação em primeiros socorros, promoção da saúde e prevenção de acidentes a todas as pessoas que atuam na área da educação favorecendo um ambiente escolar mais seguro e promotor de saúde.

Leticia Spina Tapia
Mestranda no ensino em Ciência da Saúde pela Unifesp e coordenadora de formação na Creche Segura, empresa pioneira na formação em primeiros socorros, promoção da saúde e prevenção de acidentes.

©2011-2018. Proxy Media. Todos os diretos reservados. | Termos de uso | Quem somos | Artigos