Para os apaixonados por bebês.

Pediatria
Tudo sobre Amamentação!
05/04/2018 14:10:36

Curiosidades sobre o processo de amamentação!

Com a chegada do bebê, chegam também muitas dúvidas dos pais; e muitas delas estão relacionadas à alimentação. Para esclarecer todas as dúvidas, reunimos as principais perguntas sobre aleitamento materno para a pediatra e nutróloga Dra. Denise Lellis responder. Veja aqui tudo o que você queria saber sobre amamentação.

1- Qual a importância do leite materno para o desenvolvimento das crianças?

Existem inúmeros estudos mostrando a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento das crianças. Os benefícios do leite materno podem ser percebidos na prevenção da obesidade, na prevenção de doenças crônicas quando adulto, na melhora do desenvolvimento intelectual e emocional do bebê, entre outros. Um exemplo, sabe-se hoje que 22% da prevenção da obesidade infantil vem do aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade.

2- Qual o intervalo ideal entre as mamadas?

O intervalo ideal entre as mamadas varia de acordo com o bebê. Cada bebê mama numa quantidade de tempo e uma quantidade de leite diferente. Alguns bebês mamam de um lado só, outros mamam nos dois peitos, por mamada. O mais importante é conhecer o ritmo do seu bebê e respeitar esse ritmo.

Além disso, recomenda-se também fazer o aleitamento em livre demanda (ou seja, amamentar sempre que o recém nascido quiser), principalmente durante o dia. Para garantir que o bebê fique bem alimentado durante o dia e assim, possa ter uma boa noite de sono.

3- O que fazer com o bebê que mama rápido e regurgita em seguida?

Muitos bebês, em especial os meninos, mamam muito rápido e em grande quantidade. E alguns, regurgitam logo em seguida; fazendo com que as mães achem que eles estão regurgitando todo o leite mamado. Na verdade, a maioria deles está regurgitando o excesso, e eles não precisam ser colocados novamente no peito.

4- Como iniciar o processo de desmame e como fazer?

O desmame é uma decisão única e exclusiva da família. Não aceite a opinião de terceiros, a mãe é quem deve decidir levando em conta o trabalho, a sua vida, o seu bem estar. A amamentação deve ter sentido para toda família, não apenas para o bebê. A idade ideal também é a mãe quem deve escolher.

Uma boa estratégia para fazer o desmame sem traumas, nem para a mãe nem para o bebê; é tirar 1 mamada da rotina, a cada dez dias. Então a mãe decide qual mamada quer retirar e substitui essa mamada por fórmula ou por alimento (de acordo com a orientação do pediatra). E a cada 10 dias repete novamente, retirando mais uma mamada da rotina do neném. Assim, o desmame será feito de forma lenta e gradual, e a mamãe não vai sentir desconforto (sem risco de empedramento do leite no seio). Bom para o bebê e para a mamãe!

Confira nosso novo vídeo sobre aleitamento materno.

O aleitamento materno é uma unanimidade na ciência e não só uma obrigação da mãe; mas de todos, da família, da sociedade, do pediatra, de todos.

Veja mais vídeos sobre maternidade e infância no nosso canal do Youtube Eu Amo meu Bebê. Cadastre-se, curta e compartilhe nossos vídeos!

----------------------------------------------------------------------------------

Confira também outros artigos sobre bebês:

----------------------------------------------------------------------------------

Você já conhece o Clube Gratuito Eu Amo Meu Bebê?

O Eu Amo Meu Bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos e promoções exclusivas de diversas empresas em produtos e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar. 

Acesse agora e veja desconto especial para as gestantes e mamães em diversas categorias.

Dra. Denise Lellis
A Dra. Denise Lellis é pediatra e nutróloga.
Pediatra da Liga de Obesidade Infantil do HC-FMUSP, com doutorado em pediatria pela FMUSP. Residência, preceptoria e assistência no HC-FMUSP.

©2011-2018. Proxy Media. Todos os diretos reservados. | Termos de uso | Quem somos | Artigos