Para os apaixonados por bebês.

Ginecologia
Como calcular seu período fértil?
24/08/2018 20:20:29

Aprenda como calcular seu período fértil.

 

O período fértil da mulher é aquele em que há maior chance de a mulher conseguir engravidar, pois é nesse momento que a mulher está ovulando (ou seja, o óvulo maduro sai do ovário para as trompas de falópio em direção ao útero e pode ser penetrado por um espermatozoide, em outras palavras ser fecundado). Esse período pode durar cerca de 6 dias, e costuma acontecer 14 dias antes da menstruação descer. Mas atenção, essa conta só é válida par as mulheres que tem ciclos regulares, ou seja mestruam a cada 28 dias.

Existem alguns sinais que indicam esse período e também testes que conseguem medir o momento da ovulação, como por exemplo o aumento do hormônio LH na urina. Há também uma forma de "calculadora do período fértil" com base na data da última mestruação da mulher.

Como é feito o cálculo?

Com base na quantidade de dias do seu ciclo (regular ou irregular), e também em alguns sinais do seu corpo que você pode "ler" (como o muco que mostra que o período está por começar), a conta é feita da seguinte forma:

1- Anotar a quantidade de dias que o seu ciclo tem, ou seja o número de dias entre o início de um ciclo e outro.

2- Nas mulheres que têm um ciclo menstrual regular, de 28 dias, o período fértil começa no 11º dia depois da menstruação e dura até ao 17º dia, sendo esses os melhores dias para engravidar.

Casos de mulheres com ciclo longo (mais de 28 dias):

Assim como no caso das mulheres com ciclo regular, as mulheres com ciclo longos precisam calcular o número médio de dias dos seus ciclos. No caso de irregularidades, você deve selecionar o menor e o maior ciclo. Considera-se o período fértil quando a mulher está entre o primeiro dia do período fértil do ciclo menor e o último dia do período fértil do ciclo maior.

A ovulação da mulher ocorre em torno do 14º dia do ciclo menstrual. Essa conta deve ser feita a partir do primeiro dia da menstruação e para garantir pode ser considerado período fértil dois dias antes e depois para ter certeza que contou todo o período fértil.

Casos de mulheres com ciclo curto (menos de 28 dias):

A fase pré ovulatória é que muda, a variação está no tempo em que a mulher tem para amadurecer os folículos estimulados pelo FSH e estrogênio. A fase pós-ovulatória costuma ser de dias mais exatos, em algumas vezes de 11 outras vezes de até 16 dias. Porém, calcular período fértil pode se tornar difícil para a maioria das mulheres exatamente pela variação de dias do ciclo.

Normalmente um ciclo pode durar de 21 a 40 dias, mulheres com ciclos curtos de 21 dias tem um período de fase estimulante dos folículos muito menor do que mulheres com ciclos longos cerca de 35 ou 40 dias.

Sinais de Ovulação:

Os sinais mais comuns de que a mulher está ovulando são:

  • Secreção vaginal transparente: costuma ser o primeiro sinal de que a ovulação e o período fértil estão chegando e, nessa fase, há liberação de um hormônio chamado estradiol, que produz mais líquido que o habitual, como se fosse um mecanismo de lubrificação que auxilia a entrada nos espermatozoides no canal vaginal. A mulher vai perceber um líquido na vagina parecido com a clara de ovo crua.
  • Acne: em geral, é um sinal mais fácil de ser percebido porque a pele fica um pouco mais oleosa e podem surgir pequenas espinhas e cravos, mesmo após a adolescência.
  • Temperatura corporal: ocorre um ligeiro aumento da temperatura do corpo porque os folículos liberam os óvulos, que aumentam a quantidade de um hormônio chamado progesterona, responsável pelo aumento da temperatura em 0,3 a 0,8ºC. A temperatura deve ser medida com um termômetro logo ao acordar, sem levantar-se da cama.
  • Aumento da libido: com o aumento dos hormônios no corpo, é natural que a mulher sinta um aumento no desejo sexual.
  • Cólicas: é comum que algumas mulheres sintam dores tipo cólicas que aparecem e desaparecem, o que é a indicação concreta de que está ovulando.
  • Irritabilidade: algumas mulheres ficam com o humor instável e isso pode indicar sintomas do período fértil.

Esses sinais podem facilitar a vida das mulheres que estão tentando engravidar. Conhecer próprio corpo, saber como funciona o ciclo mestrual; leva ao cálculo mais assertivo do período fértil. 

Mulheres que tem vida profissional agitada ou maridos que tenham de viajar também podem usar a calculadora fértil para se programarem. Ela também pode ajudar a gestantes que não sabem quando a concepção aconteceu. Basta se lembrar do dia da ultima menstruação, assim a calculadora de ovulação pode dizer uma data aproximada a qual o bebê foi concebido.

----------------------------------------------------------------------------------

Confira também outros artigos sobre bebês:

----------------------------------------------------------------------------------

Você já conhece o Clube Gratuito Eu Amo Meu Bebê?

Eu Amo Meu Bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos e promoções exclusivas de diversas empresas em produtos e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar. 

Acesse agora e veja desconto especial para as gestantes e mamães em diversas categorias.

Eu Amo meu Bebê
Somos um clube de vantagens gratuito para gestantes e mamães economizarem no dia-a-dia. Aqui no blog, compartilhamos dicas e depoimentos que achamos mais legais.

©2011-2018. Proxy Media. Todos os diretos reservados. | Termos de uso | Quem somos | Artigos