Para os apaixonados por bebês.

Saúde
Tire dúvidas sobre fimose infantil
28/06/2018 13:25:49

Seu filho precisa fazer circuncisão?

Tire suas dúvidas sobre fimose infantil.

 

A glande é recoberta pelo prepúcio, uma pele que cobre a glande. A fimose é a incapacidade de retrair a pele do pênis para expor a glande, que cria a sensação de que existe um anel na ponta do pênis que impede que a pele deslize normalmente. A cirurgiã pediátrica Dra. Carla Mattar responde nossas dúvidas sobre o que é a fimose, sintomas e tratamento.

A maioria das crianças nascem com a fimose que é considerada fisiológica, faz parte da criança. Mas até os 3 anos de idade a pele do pênis costuma se soltar espontaneamente, passando a funcionar de maneira normal.

fimose infantil

Principais cuidados

A recomendação é os pais façam a higiene diária; limpando cuidadosamente, abaixando a pelinha até onde conseguir, sem forçar para não causar nenhum trauma e nenhum machucado para a criança.

Quando os pais forçam a pelinha, isso pode romper a fimose e causar uma espécie de cicatriz (que no futuro pode virar uma fimose patológica).

Tratamentos

Como até os 3 anos, a crianças podem ter a fimose fisiológica, por isso o médico ainda não consegue avaliar se a criança vai precisar de algum tratamento ou não. Mas cada caso deve ser avaliado individualmente; em alguimas situações, a pomada pode resolver e há outros casos que haverá sim necessidade de cirurgia.

A cirurgia, conhecida como postectomia ou circuncisão, consiste da retirada do excesso de pele que está impedindo a visualização da cabeça do pênis (a glande). É considerada uma cirurgia relativamente simples, com baixo tempo de internação (ou seja, em geral com internação e alta no mesmo dia) mas com cuidados delicados no pós operatório. O bebê pode sentir um pouco de dor no pós operatório, mas isso varia de criança para criança.

Os cuidados do pós operatório são extremamente importantes, devendo ser seguidos à risca pelos pais; caso contrário a criança pode voltar a ter a pelinha grudada e necessitar de uma nova cirurgia.

Confira nosso novo vídeo sobre Fimose Infantil.

Veja mais vídeos sobre maternidade e infância no nosso canal do Youtube Eu Amo meu Bebê. Cadastre-se, curta e compartilhe nossos vídeos!

----------------------------------------------------------------------------------

Confira também outros artigos sobre bebês:

----------------------------------------------------------------------------------

Você já conhece o Clube Gratuito Eu Amo Meu Bebê?

O Eu Amo Meu Bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos e promoções exclusivas de diversas empresas em produtos e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar. 

Acesse agora e veja desconto especial para as gestantes e mamães em diversas categorias.

Dra. Carla Mattar
Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos. Fez residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Municipal do Campo Limpo, e especialização em Cirurgia Pediátrica no Hospital Municipal Infantil Menino Jesus.

©2011-2018. Proxy Media. Todos os diretos reservados. | Termos de uso | Quem somos | Artigos