Para os apaixonados por bebês.

Ginecologia
Tomar anticoncepcional por muito tempo dificulta engravidar?
06/04/2018 18:27:40

Tomar anticoncepcional por muito tempo dificulta engravidar?

Muitas mulheres tem dificuldade para engravidar após tomar pílula anticoncepcional por muitos anos, por isso a ginecologista e obstetra Dra. Flávia Fairbanks responde à nossa pergunta "Tomar anticoncepcional por muito tempo dificulta para a mulher que quer engravidar?"

A boa resposta é NÃO! Não há relação entre o tempo do uso do anticoncepcional e a dificuldade para engravidar. Normalmente, o casal que está com dificuldade para engravidar tem outro fator que não era conhecido no momento que eles usavam o anticoncepcional. E no momento que a fertilidade é testada, esse fator aparece (como por exemplo: trompas obstruídas, endometriose, ou mesmo fatores masculinos como prejuízos no espermograma, etc).

Se a sua fertilidade está preservada, não será a pílula que vai dificultar; assim que parar esse método contraceptivo (pílula anticoncepcional).

Mas considere que  cada mulher é diferente, e que cada organismo é diferente.  Por isso, não deixe de procurar o ginecologista ou mesmo o urologista (no caso do seu parceiro). Só o seu médico de confiança é que poderá passar um diagnóstico confiável e focado no caso do casal. Dependendo dos resultados, vocês podem procurar um especialista em fertilidade. Muitos dos problemas de fertilidade diagnosticados podem ser tratados com bons resultados. 

Como funciona a pílula?

O anticoncepcional hormonal combinado oral (AHCO) ou pílula anticoncepcional é um método contraceptivo à base de hormônios (geralmente estrogênio e progesterona sintéticos); que (na maioria dos casos) deve ser tomado diariamente (pílula de uso contínuo). A pílula tem 98% de eficácia contra a gravidez indesejada. 

A pílula funciona porque inibe a ovulação e por isso a mulher não entra no período fértil. Além disso, um dos efeitos da pílula é impedir a dilatação do colo do útero, diminuindo a passagem de entrada dos espermatozoides e evitando que o útero tenha condições para o desenvolvimento do bebê.

O uso desse método contraceptivo deve ser indicado pelo seu médico ginecologista, somente com a análise desse profissional é que é possível indicar qual a pílula adequada ao seu organismo.

Confira nosso novo vídeo sobre a dificuldade de engravidar depois de anos tomando anticoncepcional.

Veja mais vídeos sobre maternidade e infância no nosso canal do Youtube Eu Amo meu Bebê. Cadastre-se, curta e compartilhe nossos vídeos!

----------------------------------------------------------------------------------

Confira também outros artigos sobre gestação:

----------------------------------------------------------------------------------

Você já conhece o Clube Gratuito Eu Amo Meu Bebê?

O Eu Amo Meu Bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos e promoções exclusivas de diversas empresas em produtos e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar. 

Acesse agora e veja desconto especial para as gestantes em diversas categorias.

Dra. Flavia Fairbanks
Formada pela Faculdade de Medicina da USP em 1998, especialização em Endometriose no Hospital das Clínicas da FMUSP, Pós-Graduação Latu Sensu em Sexualidade Humana pela FMUSP de 2006 a 2008.
CRM: 93879/SP.

©2011-2018. Proxy Media. Todos os diretos reservados. | Termos de uso | Quem somos | Artigos