Gripe X Nutrição
Junho é o mês que começa o inverno e, junto com ele, aumenta a frequência de coriza, tosses, espirros, dores no corpo, gripe! Contra eles, a melhor barreira é ter um sistema imunológico fortalecido, que consiga combater os vírus e as bactérias que entram em contato com o nosso organismo. Pensando nisso, a postagem de hoje é para a família toda!
Para os bebês, a melhor maneira de protegê-los é através da amamentação. O leite materno é rico em anticorpos da mãe que passam para o bebê, prevenindo e ajudando a combater as infecções.
Para as crianças, adolescentes e adultos, uma alimentação saudável, variada e equilibrada, com quantidades adequadas de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais, fibras, água e compostos antioxidantes, ajuda a fortalecer a imunidade. Em contrapartida, uma alimentação desequilibrada torna o organismo mais suscetível aos vírus da gripe (e outros também!).
A vitamina C, principalmente em forma de suplementos, é popularmente utilizada para fortalecer o sistema imunológico. Entretanto, os estudos realizados com essa vitamina não mostram que tomar doses elevadas impede a ação do vírus da gripe. Apesar disso, por ter ação antioxidante, a ingestão diária de alimentos ricos nessa vitamina diminui o ataque dos radicais livres às células de defesa, trazendo benefícios ao nosso organismo. Além disso, sabe-se que a vitamina C ajuda a reduzir a duração e a intensidade dos sintomas da gripe. Dessa forma, vale a pena incluir alimentos ricos na vitamina diariamente: laranja, limão, bergamota, acerola, goiaba, manga, morango, mamão, tomate, pimentão.
A combinação dos alimentos mel, própolis, limão e agrião também é popularmente utilizada com o intuito de aumentar a resistência do organismo a gripes e resfriados. E de fato o mel e o própolis apresentam propriedades antiinflamatórias, aliviando os sintomas da gripe. Já o agrião, além de expectorante, é broncodilatador e aumenta a capacidade respiratória, mas, da mesma forma, tem eficácia apenas quando a doença já está instalada. Assim, vale a pena incluir o “xarope caseiro” para combater esses sintomas. Atenção: crianças menores de 1 ano não devem consumir mel.
A falta de hidratação adequada, que geralmente ocorre nos meses de inverno, deixa a mucosa do sistema respiratório mais espessa e propícia para a instalação e o desenvolvimento de vírus e bactérias. Ou seja, hidratar-se corretamente é uma forma de prevenir a gripe! Assim, tome água e incentive os seus filhos a tomar também!
Antes de ingerir grande quantidade de remédios e suplementos (sem haver real necessidade), lembre-se que uma alimentação adequada é fundamental na prevenção da gripe, na medida em que através dos alimentos obtém-se um conjunto de nutrientes importantes e essenciais para o fortalecimento do sistema imunológico, que agirá de forma eficiente.
Xô gripe!
Baixe o App do Baby Check-in e saiba mais:
http://onelink.to/ydy7cb