Conteúdos e descontos grátis para os apaixonados por bebês.

Entre ou

Conteúdos e descontos grátis para os apaixonados por bebês.

Sobre nós | Siga-nos:

TODAS CATEGORIAS

25/02/2019

Como sei que o bebê está com cólica ou com fome?

Pediatria

Como sei que o bebê está com cólica ou com fome?

As mães de primeira viagem ficam desesperadas ao ouvir a criança chorando no berço, principalmente quando tentam em vão descobrir qual a causa do desconforto. Parece uma verdadeira caixa de Pandora já que esse ser tão pequenino ainda não consegue se comunicar de outra forma que não seja através do choro.

Neste vídeo, a pediatra e nutróloga Dra. Denise Lellis, esclarece nossas dúvidas sobre o choro do bebê: como saber se é cólica? Como saber se é fome? Quais são os tipos de choro do bebê? Entenda os motivos de choro e veja como identificar.

Por que os bebês têm cólicas?     

Normalmente, os pediatras chamam de cólica aquele choro incontrolável que bebês saudáveis tem e que parecem inconsoláveis. E são poucos os bebês que conseguem passar os primeiros três meses de vida sem ter cólica! Trata-se de uma imaturidade do intestino do neném, que ainda está em formação. Mas os pais podem ficar descansados porque não se trata de algo grave ou que precise de tratamento alopático, em geral esse desconforto costuma desaparecer sozinho.

Até seu filho completar 1 ano de idade e aprender a falar, acredite: ele vai chorar muito! Mas não se desespere, vamos falar à respeito disso.

Existe diferença no tipo de choro?

Sim, existe diferença sim! E a mãe só vai conhecer a diferença entre os choros convivendo com o bebê. Geralmente, o choro de cólica acontece em um determinado período do dia, o bebê fica muito irritado, fecha as mãozinhas, trata-se de um choro mais forte, mais inconsolável.

Já o choro de fome, o bebe chora bastante também mas é um choro mais calmo; e ele dá sinais de que está procurando o peito. Você vai vê-lo com a boquinha aberta, ou procurando o peito. Se colocar o seu dedo na boquinha dele, você vai ver que ele começa a sugar até.

Ainda existem outros tipos de choro: o choro de manha, o choro pela necessidade de contato ou tédio, sono, calor ou frio, fralda suja, e até choro de medo (sim o bebê pode sentir medo se ele se assustar com algum barulho, por exemplo). Primeiro passo: não se desespere. Não adianta chorar junto com o bebê. Tente acalmá-lo com muito carinho, paciência. Logo que ele sinta a sua presença, o seu cheiro; você vai ver como ele fica mais tranquilo.

Como aliviar as cólicas?

Veja aqui 5 opções para acalmar o bebê com cólica, sem ter que utilizar nenhum medicamento (tipo dipirona):

1- colocar um calor local (bolsa de água quente ou bolsa de semente);

2- colocar o bebê barriga com barriga (pele com pele);

3- colocar o bebê de bruços no seu braço;

4- deixar o bebê mais contido (charutinho) ou no seu colo, que isso vai acalmá-lo;

5- colocá-lo em banho quente (ofurô para que ele possa relaxar);

Apenas depois, é que o pediatra (e apenas ele) poderá avaliar se é o caso de partir para alguma medicação.

Saiba mais sobre a diferença de choro do bebê entre cólica e fome.

Veja mais vídeos sobre maternidade e infância no nosso canal do Youtube Eu Amo meu Bebê. Cadastre-se, curta e compartilhe nossos vídeos!

----------------------------------------------------------------------------------

Confira também outros artigos sobre bebês:

----------------------------------------------------------------------------------
 
Você já conhece o Clube Gratuito Eu Amo Meu Bebê?

O Eu Amo Meu Bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes mães recentes que reúne descontos e promoções exclusivas de diversas empresas em produtos e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar.

Acesse agora e veja desconto especial para as gestantes e mamães em diversas categorias.

A Dra. Denise Lellis é pediatra e nutróloga. Pediatra da Liga de Obesidade Infantil do HC-FMUSP, com doutorado em pediatria pela FMUSP. Residência, preceptoria e assistência no HC-FMUSP.

Você já conhece o Clube Gratuito Eu Amo Meu Bebê?

O eu amo meu bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos em promoções e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar. Acesse agora e veja os descontos especiais para gestantes e mamães na lista do chá de bebê.