Para os apaixonados por bebês.

Pedagogia
Devemos brincar o tempo inteiro com as crianças?
24/08/2018 20:21:18

Devemos brincar o tempo inteiro com as crianças?

Muito são os estudos sobre a importância do brincar para o desenvolvimento do ser humano. A brincadeira é toda atividade que pressupõe divertimento e espontaneidade, realizada sem um fim em si.

O brincar é muito natural do comportamento humano, e ainda, essencial para o desenvolvimento infantil. De forma lúdica, a criança, ao brincar, vai lidando com a própria realidade, apropriando-se, estabelecendo relações sociais e desenvolvendo suas dimensões motora, cognitiva e afetiva. Mas será que pai e mãe deve estar presente o tempo todo nessa atividade?

A Luciane Motta, idealizadora da Casa do Brincar e especialista em primeira infância vai responder para gente: "Será que a gente deve brincar o tempo todo com as crianças?"

Nos nossos momentos de ocupação com as crianças, nós nos pressionamos muito para brincar o tempo inteiro com ela, conduzir a brincadeira, dizer o que vai acontecer depois, ou seja estar ativamente do lado da criança. E quando fazemos isso, quando ditamos todas as regras da brincadeira, quando a gente diz para a criança o que fazer; a gente não dá tempo para ela criar e elaborar coisas que estão na consciência dela.

Então, é muito importante que a gente se dedique, estejamos lá presentes, que a gente brinque também; mas que tenhamos muita sensibilidade, como pais ou como educadores, para perceber quando a faísca que a gente jogou acende, que a brincadeira engrenou e que a criança pode continuar sozinha. 

Confira nosso novo vídeo sobre como brincar com as crianças.

Veja mais vídeos sobre maternidade e infância no nosso canal do Youtube Eu Amo meu Bebê. Cadastre-se, curta e compartilhe nossos vídeos!

----------------------------------------------------------------------------------

Confira também outros artigos sobre bebês:

----------------------------------------------------------------------------------

Você já conhece o Clube Gratuito Eu Amo Meu Bebê?

O Eu Amo Meu Bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos e promoções exclusivas de diversas empresas em produtos e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar. 

Acesse agora e veja desconto especial na Casa do Brincar.

A Casa do Brincar é um espaço cheio de atividades divertidas para brincar e aprender. No espaço, as crianças são estimuladas a desenvolverem diversas habilidades; uma alternativa à escola para quem vai começar mais tarde nela ou como atividade complementar para quem quer se divertir de maneira inteligente. Lá, eles oferecem desde musicalização infantil até aulas de culinária; além de muitas, muitas brincadeiras e oficinas. Atendem por hora ou período, sem dia fixo, conforme a necessidade de cada família. 

E nos finais de semana, a Casa do Brincar também pode ser o local da festinha de aniversário do seu pequeno. Perfeito para quem quer fugir do modelo tradicional dos buffets infantis, mas procura um espaço feito para crianças com muito charme e diversão garantida.

Luciane Motta
Jornalista e designer, Luciane hoje se dedica ao estuda do desenvolvimento da psicomotricidade na primeira infância. Idealizou a Casa do Brincar, um lugar onde os pequenos de seis meses a seis anos de idade vivenciam experiências diferentes.

©2011-2018. Proxy Media. Todos os diretos reservados. | Termos de uso | Quem somos | Artigos