Para os apaixonados por bebês.

Pedagogia
O que é o brincar livre?
24/08/2018 20:21:20

O que é o brincar livre?

O brincar é uma atividade natural, e também fundamental para o desenvolvimento infantil. Mas, o que, afinal, é “brincar livre”? A Luciane Motta, idealizadora da Casa do Brincarvai falar sobre o "brincar livre". 
 
Resumidamente, o brincar livre é deixar a criança brincando livremente, desenvolvendo uma atividade lúdica livre de direcionamentos, regras, imposições, estímulos intencionais e objetivos de aprendizagem. Ou seja, sem formato ou padrão; apenas deixar a criança explorar sua criatividade, em seu próprio tempo e termos, e criar sua própria brincadeira.
 
Tem se falado  recentemente  muito sobre o brincar livre e no valor do brincar livre, mas as pessoas acabam achando que o brincar livre é simplesmente convidar a criança para correr no quintal, liberar ela no parque ou dar uma bola na mão da criança e esperar que ela desenvolva o próprio repertório.
 
Mas o brincar livre passa mais do que dar tempo para criança brincar. Tem-se falado muito do ambiente educador, da intencionalidade do brincar; então na Casa do Brincar prepara-se o ambiente que tenham a intenção e que ajudem a ampliar o repertório dessa criança. E a criança faz o tempo dela escolhendo onde ela vai ficar mais, de que maneira ela vai brincar, se ela vai reconstruir a intenção daquela brincadeira que foi proposta.
 
O brincar livre precisa estar embasado em estudo e pesquisa, no caso dos profissionais educadores. Para os pais, precisa estar embasado em uma intenção. Não basta largar as crianças na sala e dizer "brinquem". Você precisa preparar o cantinho; por exemplo, colocar um adesivo no chão para os carrinhos andarem em cima; pegar a caixa do supermercado colocar um paninho dentro para virar um bercinho.
 
O brincar livre passa por uma demanda de preparação de ambiente; e isso os pais conseguem fazer! Só precisa de um pouquinho de dedicação. ;) 
 
Confira nosso novo vídeo sobre o brincar livre.
Veja mais vídeos sobre maternidade e infância no nosso canal do Youtube Eu Amo meu Bebê. Cadastre-se, curta e compartilhe nossos vídeos!

----------------------------------------------------------------------------------

Confira também outros artigos sobre bebês:

----------------------------------------------------------------------------------
 
Você já conhece o Clube Gratuito Eu Amo Meu Bebê?
O Eu Amo Meu Bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes mães recentes que reúne descontos e promoções exclusivas de diversas empresas em produtos e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar. 
 
Acesse agora e veja desconto especial na Casa do Brincar.

A Casa do Brincar é um espaço cheio de atividades divertidas para brincar e aprender. No espaço, as crianças são estimuladas a desenvolverem diversas habilidades; uma alternativa à escola para quem vai começar mais tarde nela ou como atividade complementar para quem quer se divertir de maneira inteligente. Lá, eles oferecem desde musicalização infantil até aulas de culinária; além de muitas, muitas brincadeiras e oficinas. Atendem por hora ou período, sem dia fixo, conforme a necessidade de cada família. 

E nos finais de semana, a Casa do Brincar também pode ser o local da festinha de aniversário do seu pequeno. Perfeito para quem quer fugir do modelo tradicional dos buffets infantis, mas procura um espaço feito para crianças com muito charme e diversão garantida.

Luciane Motta
Jornalista e designer, Luciane hoje se dedica ao estuda do desenvolvimento da psicomotricidade na primeira infância. Idealizou a Casa do Brincar, um lugar onde os pequenos de seis meses a seis anos de idade vivenciam experiências diferentes.

©2011-2018. Proxy Media. Todos os diretos reservados. | Termos de uso | Quem somos | Artigos