Conteúdos e descontos grátis para os apaixonados por bebês.

Entre ou

Conteúdos e descontos grátis para os apaixonados por bebês.

Sobre nós | Siga-nos:

TODAS CATEGORIAS

25/02/2019

DESFRALDE: quando e como?

Pediatria

DESFRALDE: quando e como?

A retirada das fraldas é um grande marco do desenvolvimento infantil. Esse é um dos primeiros passos rumo à autonomia da criança, já que é nessa fase que ela descobre sua produção própria, algo que depende exclusivamente dela e de seu corpo para acontecer.

 

Quando fazer?

 

É a partir do segundo ano de vida a criança começa a perceber que produz xixi e cocô, é nesse momento do desenvolvimento infantil que ele sai da fase oral e entra na anal . No geral, por volta dos 2 anos e meio, ela emite sinais  claros disso.

 

Sendo assim, é nessa faixa etária que podemos começar o processo de desfralde, sempre com respeito ao tempo e capacidade de controle dos esfíncteres da criança. Por ser um momento tão delicado, é preciso ter cuidado para não tornar essa uma atividade penosa e traumática.

 

Explicando de uma maneira mais simples, a criança está pronta para o desfralde quando ela avisa que vai fazer xixi ou cocô e/ou se incomoda com a fralda suja. É comum que elas se escondam em um canto da casa e se abaixem quando querem fazer suas necessidades, mostrando que têm consciência de suas eliminações e estão prontas para começar o desfralde.

 

Como fazer?

 

Primeiro comece tirando a fralda no período diurno. Tirar a fralda noturna de uma vez pode até dar certo, mas o risco de acidentes à noite é bem maior. Depois que a criança se acostumar a ficar sem fralda durante o dia, comece a observar se, quando ela acorda, a fralda está molhada. Quando perceber que ele está acordando quase sempre com a fralda seca é hora de tirar a fralda da noite também.

 

Para facilitar, escolha uma estação quente para iniciar o processo, pois os escapes de xixi deixam a criança molhada e desconfortável. Explique que a criança deve avisar quando quiser usar o banheiro e esteja presente e use um penico ou redutor de assento com apoio para os pés.

 

É importante comemorar quando a criança avisar a tempo de usar o banheiro, mas, se escapar, não podemos brigar, apenas reforçar que isso é parte do processo e que, da próxima vez, ela deve avisar um pouco antes.

 

O tempo de desfralde varia: leva poucos dias para uma criança ou mais de um mês para outra.

 

Orientação em casos de dificuldade:

 

Para crianças com dificuldades importantes de comunicação, interação ou outras, sugerimos uma organização prévia para entender a rotina das necessidades fisiológicas da criança.

 

Uma tabela simples pode ajudar a entender os horários de xixi e cocô da criança, assim como a frequência dos mesmos. Com a criança sem fralda durante o dia, podemos começar a levando até o banheiro a cada 30 minutos, anotando se a mesma fez suas necessidades ou não. Caso faça na roupa nesse intervalo, marcaremos essa informação com o horário registrado nas observações.

 

De acordo com o padrão de horários registrados, podemos espaçar os intervalos. Por exemplo, uma criança que fez xixi com intervalos aproximados de 3 horas e cocô no período da manhã deve ser levada ao banheiro com esses tempos respeitados.

Com o passar do tempo e repetição da rotina, as crianças entenderão o processo e pedirão para serem levadas ao banheiro.

 

Os tempos de desfralde variam, mas uma orientação geral é que as tabela padronizada inicial seja seguida por pelo menos três dias até a troca para outra com horários baseados no perfil da criança.

 

Baixe o App do Baby Check-in e saiba mais:

 

http://onelink.to/ydy7cb
 

Outros artigos sobre bebês:

Veja aqui as brincadeiras para fazer no chá de bebê.

Veja aqui 5 ideias para o convite do chá de bebê.

Veja aqui lembrancinhas criativas para o chá de bebê.

Confira o artigo sobre chá de revelação do sexo do bebê.

 

Você já conhece o Clube Gratuito Eu Amo Meu Bebê?
Eu Amo Meu Bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos e promoções exclusivas de diversas empresas em produtos e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar. 

Acesse agora e veja os descontos especiais para gestantes e mamães em diversas categorias.

Terapeuta Ocupacional (CREFITO 3 150989TO), formada pela Universidade de São Paulo com especialização em Terapia Ocupacional Pediátrica e mestranda em Ciências da Reabilitação na Faculdade de Medicina da USP.

Você já conhece o Clube Gratuito Eu Amo Meu Bebê?

O eu amo meu bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos em promoções e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar. Acesse agora e veja os descontos especiais para gestantes e mamães na lista do chá de bebê.