Para os apaixonados por bebês.

Saúde
Pilates na Gestação: veja os benefícios!
22/02/2018 15:23:15

Pilates para Gestantes: veja os benefícios!

As grávidas tem muitas dúvidas sobre quais são as atividades físicas adequadas para o período da gestação. A recomendação dos médicos é que a gestante não pare de fazer atividades físicas mas que dê a preferência para exercícios mais leves, ou seja que não gerem grande impacto ou risco para a mulher. Então durante a gestação, pratique atividades como caminhadas, pilates, hidroginástica, natação e dança.

Sobre pilates na gravidez, convidamos o Blog Pilates para falar sobre os benefícios dessa atividade para as futuras mamães. Lembrando que é importante que toda atividade física tenha o acompanhamento de um profissional de educação física ou um instrutor.

EAB: Qual atividade física deve ser feita na gestação?

BP: Tendo em vista todas as mudanças corporais da mulher nesse período é importantíssimo que ela prepare o seu corpo para receber essas alterações. Assim, a prática da atividade física durante a gestação complementa esse período e se torna essencial, seja qual for o exercício escolhido pela mulher.

É comprovado cientificamente que as mulheres sedentárias apresentam um considerável declínio do condicionamento físico durante a gravidez. Além disso, a falta de atividade física regular é um dos fatores associados a uma susceptibilidade maior a doenças durante e após a gestação.

Os estudos também mostram que a manutenção da prática regular de exercícios físicos apresenta fatores protetores sobre a saúde mental e emocional da mulher, durante e depois da gravidez.

Além do que, existem dados sugestivos de que a prática de exercício físico durante a gestação exerce proteção contra a depressão puerperal. Ou seja, mamães ativas são mamães e bebês saudáveis!

EAB: Como o pilates na gestação pode ajudar?

BP: O pilates como forma de atividade física escolhida durante a gestação tem como objetivo principal o de cuidar da saúde da mãe e do bebê, ofertando maior conforto durante esse período e mantendo a mãe ativa, seja qual for o tipo de parto desejado por ela.

Algumas mulheres preferem esperar até o segundo trimestre (12 semanas) para começar a atividade física. No pilates, conseguimos trabalhar com essa gestante até antes desse período; no primeiro trimestre, com exercícios que visem a consciência corporal, respiração e contração de períneo, por exemplo.

No pilates na gestação trabalhamos com as gestantes, o fortalecimento e o alongamento de forma geral, além de utilizar a respiração de forma consciente para melhorar a oxigenação do bebê e a conexão da mulher com as transformações do corpo.

Dividimos as aulas com gestantes de acordo com cada fase (trimestre) da gestação, adaptando para cada condição física da mulher, o que torna a sessão direcionada para gestante. Ou seja, muito mais segura do que quando compartilhada com outros pacientes que tenham outros objetivos.

Os benefícios para as mães durante o pilates na gestação são vários, e conseguimos através do método:

  • Auxiliar no controle do peso
  • Melhorar a qualidade do sono
  • Melhorar e aliviar a condição circulatória
  • Aliviar a prisão de ventre e fadiga
  • Diminuir as dores musculares (dores nas costas) e articulares que possam surgir, inclusive e muito importante, dos músculos pélvicos. Na literatura há alguns estudos envolvendo exercícios para a musculatura pélvica durante a gravidez. Eles são unânimes em afirmar os benefícios deste tipo específico de exercício como forma de prevenção à incontinência urinária associada à gravidez
  • Fortalecer os estabilizadores do tronco
  • Aprimorar a respiração de forma adequada
  • Orientar posicionamentos mais confortáveis

EAB: Como o pilates ajuda na hora do parto?

BP: Especialmente no terceiro trimestre, conseguimos direcionar alguns exercícios que podem auxiliar a mãe no parto normal. No entanto se fizermos o mesmo exercício com uma gestante que deseja cesariana, não irá trazer malefício nenhum, nem para a criança nem para a gestante.

Mas ela precisa estar preparada para algumas situações que podem ocorrer durante ou na fase final da gestação, como por exemplo:

  • Não ter dilatação suficiente durante o trabalho de parto
  • Não aguentar a dor
  • Alteração de pressão

Essas e outras situações que não temos controle e que podem mudar os planos da gestante e comprometer o parto escolhido.

Mas posso afirmar com toda certeza, se a gestante estiver ativa durante a gestação, ela irá conseguir superar essas situações tranquilamente.

Portanto, o que as gestantes e familiares precisam entender, antes de tudo, é que o método Pilates na gestação NÃO é somente indicado para aquelas que desejam parto normal/natural/humanizado e sim para TODAS as gestantes e tipo de parto, que não tenham, obviamente, nenhuma contraindicação ao método.

A conclusão a que quero chegar é que as mãe devem ter consciência da importância de qualquer que seja o exercício desenvolvido durante a gravidez. E o Pilates na gestação por abordar tão especificamente os músculos que sofrem as alteraçãos fisiologicamente normais com essa fase pode ajudar e muito as gestantes, sendo o tipo de exercício mais indicado.

Minha dica é sempre procurar sempre um profissional especializado em Pilates na Gestação e se manter ativa, pois isso proporcionará uma gravidez saudável e sem desconfortos.

Written by Camila Lazarin Gallina. Fisioterapeuta, graduada pela Universidade Estadual do Centro Oeste – UNICENTRO (2012) e pós-graduada em Traumato-Ortopedia Funcional (2014) pela mesma Universidade. Possui formação completa em Pilates, NeoPilates, Treinamento Funcional, Pilates Mamy Baby e nível básico em PFB (Progressive Fit Ball). Atua nas áreas de sua formação completa na Clínica Equilíbrio, no setor público de atendimento trabalha com a promoção da saúde através desses métodos e é docente do Curso de Estética no grupo Geração Centro de Ensino.
 

 

 

Outros artigos sobre gestação:

Como deve ser a alimentação ideal para gestantes

Quais vacinas as gestantes devem tomar?

O que fazer quando a bolsa estoura

 

 

Você já conhece o Clube Gratuito Eu Amo Meu Bebê?

O Eu Amo Meu Bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos e promoções exclusivas de diversas empresas em produtos e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar.

Acesse agora e veja desconto especial para fazer aulas de pilates durante a gravidez.

Blog Pilates
O BLOG PILATES é administrado pela VOLL PILATES GROUP, o maior grupo de Pilates da América do Sul, responsável por capacitar mais de 35 mil profissionais através de cursos, eventos e workshops.

©2011-2018. Proxy Media. Todos os diretos reservados. | Termos de uso | Quem somos | Artigos