Para os apaixonados por bebês.

Cultura
Nomes de bebê: 5 tendências para 2018!
22/02/2018 13:50:35

5 tendências de nomes de bebês para 2018: meninos e meninas!

Toda família tem uma forma diferente de escolher o nome de um novo filho ou filha. Não é um processo simples ou rápido, em geral são muitos os fatores que o pai ou a mãe levam em consideração ao escolher o nome da criança. Se é um nome diferente ou mais comum, se tem um histórico familiar, uma homenagem à algum parente da família ou artista, ou apenas um nome que acompanha a pessoa desde de criança, por exemplo. Mas como certeza é um dos primeiros pensamentos que costuma surgir quando o casal descobre que está "grávido". O casal imagina como será a carinha, o jeitinho, os trejeitos, e claro, o nome do bebê.

Sem contar que o casal ainda tem que ouvir aqueles palpites da família: avós, tios, primos, irmãos, amigos, outros filhos, enfim, todos querem dar sua opinião e seu palpite. Mas a escolha do nome do bebê deve ser algo feito em conjunto, pelo casal, sem pressa. Na verdade, no final as únicas opiniões que devem ser levadas em conta é a do casal.

Não queremos aqui influenciar na escolha do casal, mas com base em uma pesquisa feita em 2017 nos cartórios do Brasil; vamos listar os nomes que ainda são tendência para nomes de bebê em 2018.

Você vai reparar que alguns nomes já apareceram em anos anteriores, como nomes populares. Mas você verá algumas novidades, como algumas opções de nomes escolhidas por mamães famosas.

5 NOMES DE MENINA EM 2018 E SEUS SIGNIFICADOS!

Para as meninas, os 5 nomes favoritos e mais registrados nos cartórios foram:

ALICE: o nome continuará sendo tendência para 2018, já que vem forte nos últimos 3 anos. Você pode achar com o significado de linhagem, ou de qualidade nobre. A origem do nome Alice é francesa, algumas variações na língua são Adaliz, Alesia, Aliz; ou como diminutivo de Adelaide, cuja origem é germânica. Alice significa real, verdadeira, sincera ou a autêntica. Além de ser um personagem famoso de Lewis Carroll, no famoso livro "Alice no País das Maravilhas".

SOFIA: outra tendência para o ano de 2018, Sofia também pode se apresentar com a variação na escrita por Sophia. O nome Sofia surgiu a partir do grego sophia, que significa literalmente "sabedoria". Você encontrará também como a tradução de "o verbo" (santidade) em sua forma feminina.

VALENTINA: popular na Rússia e em países de língua latina e anglo saxônica, o nome Valentina significa valente, vigorosa, forte, cheia de saúde. O nome Valentina é a variante feminina de Valentim, Valentino, o qual tem origem no nome do latim Valentinus. Existe também na variável de nome composto, por exemplo como Maria Valentina.

HELENA: é um nome feminino que teve origem com o grego Heléne, a partir de heláne, que significa “tocha”. O termo hélê quer dizer “raio de Sol”, fazendo com que o significado de Helena seja “a reluzente” ou “a resplandecente”. Além de ser um personagem muito famoso da mitologia. Helena era a mulher mais bonita na Grécia e que foi mais conhecida por ser a causa da Guerra de Tróia. Na cultura popular, quem não se lembra das Helena das novelas da Globo, do Manuel Carlos?!

JÚLIA: o nome Julia significa “fofa”, “macia”, "jovem" ou “filha de Júpiter”. Variante feminina de Júlio, Júlia é um nome originado no latim Julius. Esse nome também aparece há anos na lista dos nomes favoritos. Existe também na variável de nome composto, por exemplo como Maria Júlia.

*MARINA: com o nascimento das gêmeas da Ivete Sangalo, o nome Marina e Helena vão figurar na lista de tendências para as meninas nascidas em 2018. Marina tem origem na palavra em latim marinus, que significa "do mar" ou "marinho". Marina carrega consigo as qualidades inerentes ao mar, sua beleza e grandiosidade. Além disso, reflete segurança e sossego, numa analogia ao local onde as embarcações são atracadas. Além disso, esse nome ficou famoso na letra da música de Dorival Caymmi, Marina Morena.
 

5 NOMES DE MENINO EM 2018 E SEUS SIGNIFICADOS!

Para os meninos, os 5 nomes favoritos e mais registrados nos cartórios foram:

BERNARDO: o nome Bernardo é formado pela junção dos elementos germânicos ber, que quer dizer “urso”, e hart, que significa “forte”. Por isso, pode ser entendido como tendo o sentido de “forte como um urso”, e carrega a simbologia da força. Nome muito comum entre os bebês nascidos nos últimos 5 anos.

FELIPE: o nome Felipe tem origem no nome grego Phílippos, formado pela junção das palavras phílos, que significa "amigo", e híppos, que quer dizer "cavalo". O significado de Felipe é “amigo dos cavalos”. 

HEITOR: a origem deste nome provém da palavra grega Héktor que possui raízes na palavra ekhein que significa: possuo, tenho em meu poder. Por isso, o significado do nome Heitor é de aquele que possui, o que guarda ou o que retém. Um personagem importante da história do Brasil é Heitor Villa-Lobos, um dos maiores nomes da música clássica brasileira.

OTTO: os nomes curtos também tem sido muito populares com os pais. O nome Otto teria sido utilizado inicialmente como abreviatura de nomes germânicos iniciados pelos elementos od ou ot, tais como Audo, Odo, Otton. Ao encontro do elemento od ou ot, os quais remetem à ideia de riquezas e bens, por isso o nome Otto tem o sentido de “rico”, “opulento”, “suntuoso”, “próspero”.

THEO: outro nome curto popular, Theo é um nome próprio de origem grega. Surge a partir de théos, cujo sentido literal é “deus”. Por isso, o significado de Theo é “presente ou dádiva de Deus”. É também a forma reduzida de Teodoro e Teobaldo.

 

Esses são só alguns dos nomes que aparecem como tendência (mas com certeza, dentre todos, são os mais populares) dos nomes de bebês para este ano. É importante lembrar que os pais devem pensar com carinho no nome do filho, já que é algo que vai acompanhar a história da criança e influenciar sua personalidade durante a vida.

Sobre os anos passados, os nomes Miguel e Alice foram aqueles mais escolhidos entre os brasileiros; sendo que os dois nomes apareceram no topo do ranking em 2015. Em 2017, os nomes mais curtos é que foram destaque, nomes como Ana e Enzo.

 

Veja aqui como organizar o chá de revelação do bebê.

 

 

Você já conhece o Clube Gratuito Eu Amo Meu Bebê?
O Eu Amo Meu Bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos e promoções exclusivas de diversas empresas em produtos e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar. 

Acesse agora e veja os descontos especiais para gestantes e mamães em diversas categorias.

Eu Amo meu Bebê
Somos um clube de vantagens gratuito para gestantes e mamães economizarem no dia-a-dia. Aqui no blog, compartilhamos dicas e depoimentos que achamos mais legais.

©2011-2018. Proxy Media. Todos os diretos reservados. | Termos de uso | Quem somos | Artigos