Para os apaixonados por bebês.

Paternidade
6 Dicas para lidar com as brigas entre irmãos
13/11/2018 15:52:40

Brigas entre irmãos, o que fazer?

Quem possui mais de um filho sabe que as brigas entre as crianças podem ser constantes. Os motivos podem ser os mais variados... Desde coisas bobas, rivalidades ou até mesmo ciúmes e uma coisa é certa: as brigas tiram o sono e a paciência da maioria dos pais.

Claro que este quadro, quando é isolado e acompanhado de momentos de parceria entre os irmãos, não é motivo para nos preocuparmos. O problema é quando as brigas se tornarem diárias e até mesmo constante durante o dia.

Visando te ajudar a lidar com esta situação em casa, separamos 6 Dicas para lidar com as brigas entre irmãos e diminuir a ocorrência das mesmas.

Primeira dica: Ofereça sempre uma solução

Você, como pai ou mãe, não pode intervir no meio de uma briga apenas para apartar a situação e dar uma lição, mas também deve-se pensar em solucionar o conflito.

Além de escutar os dois lados, você deve sempre possuir uma postura imparcial e analisar o que gerou aquela situação.

Identificando o pivô da discussão, seja o uso de um computador, videogame ou afim, deve-se sempre buscar uma solução para o conflito e, se necessário, até mesmo criar uma regra para o uso de determinados itens, para que a briga não volte a ocorrer.

Segunda dica: Saiba conversar

O principal conselho dos especialistas para resolver brigas entre irmãos é a intervenção dos pais através do diálogo.

Mas não um diálogo raso e sem muita insistência, é preciso conversar com as crianças até que o problema seja resolvido, sempre com calma e sem perder a linha.

O fundamental neste caso é dar o exemplo. Se você e seu parceiro não resolvem suas desavenças com o diálogo, mas sim com brigas e gritaria, é comum que os pequenos imitam este comportamento.

Por este motivo que você deve dar o exemplo dentro de casa e evitar brigas na frente das crianças.

Terceira dica: Intervir nem sempre é solução

Na maioria das vezes, queremos logo apartar uma briga entre os irmãos para acabar com o barulho e a discussão dentro de casa e retomar a paz, mas isto não é o mais indicado.

Claro que a intervenção por parte dos pais é importante, ainda mais quando a briga está fugindo do controle.

Em discussões bobas ou sem muita relevância, o ideal é deixar as crianças resolver suas questões sozinhas, para que ambas aprendam a lidar com conflitos desde cedo.

Quarta dica: Ensine as crianças a dividir

Se você é do tipo de pai que, para evitar conflitos, compra sempre um item de cada para cada filho para evitar brigas, saiba que este não é o melhor caminho.

O aconselhável aqui é sempre ensinar as crianças a dividir, seja o que for, mesmo este sendo um processo que dá trabalho e que exigirá bastante paciência da sua parte.

E não adianta, sempre que surgir uma disputa por um objeto, tomá-lo não vai resolver o problema, pois as crianças sempre arrumarão outro item para brigar.

Neste caso, será através da conversa e ensino que você deve mostrar aos seus filhos a melhor forma de compartilhar brinquedos, computador, tablets ou afins.

Quinta dica: Seja imparcial

Em uma briga entre irmãos você, como pai, nunca deve tomar um lado, muito menos proteger sempre os pequenos, livrando-os de castigos.

Se ambos estão brigando, ambos devem ser disciplinados e você deve conversar de forma a atingir os dois.

No caso dos mais velho, você até pode lembrá-lo de ser mais maduro nestas situações, mas nunca livrar o mais novo da culpa.

Sexta dica: Nunca grite

Se você está tentando parar com uma briga, por que você vai resolver isto gritando e se descontrolando?

Para intervir em uma briga entre irmãos, mesmo que seja difícil, você deve manter um tom de voz estável e nunca se exaltar.

Essa dica também é importante na questão do exemplo que você dá para os pequenos, se você como pai não grita, pode cobrar a mesma postura das crianças.

Mesmo que pareça impossível, com paciência e determinação você conseguirá resolver questão de brigas entre irmãos dentro da sua casa e tornar esta situação cada vez mais esporádica.

----------------------------------------------------------------------------------

Confira também outros artigos sobre bebês:

----------------------------------------------------------------------------------

Você já conhece o Clube Gratuito Eu Amo Meu Bebê?

Eu Amo Meu Bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos e promoções exclusivas de diversas empresas em produtos e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar. 

Acesse agora e veja desconto especial para as gestantes e mamães em diversas categorias.

Eu Amo meu Bebê
Somos um clube de vantagens gratuito para gestantes e mamães economizarem no dia-a-dia. Aqui no blog, compartilhamos dicas e depoimentos que achamos mais legais.

©2011-2018. Proxy Media. Todos os diretos reservados. | Termos de uso | Quem somos | Artigos