Para os apaixonados por bebês.

Passeio
Esportes para crianças, por que é importante?
28/11/2018 19:29:49

Qual o esporte mais adequado para o meu filho?

 

Conforme as crianças vão crescendo, é normal que os pais tenham vontade de colocar os pequenos para praticarem um esporte.  Além de ajudar a gastar a energia acumulada, a estimular o corpo e a imaginação da criança é fundamental para que ela cresça saudável e livre de problemas causados pelo excesso de peso.

Por este motivo, separamos alguns pontos sobre a importância dos esportes para as crianças e como escolher o mais indicado para o seu filho.

Benefícios dos esportes para crianças

Como citamos acima, introduzir desde cedo as crianças a prática de um esporte é fundamental para evitar problemas como a obesidade infantil e outras enfermidades em decorrência deste quadro.

Mas, além disso, a prática de esportes pelos pequenos, principalmente os mais novinhos, ajuda no desenvolvimento da coordenação motora, adquirir força muscular e resistência respiratória.

Por este motivo que a natação, por exemplo, traz uma melhora comprovada na saúde de crianças que sofrem de problemas respiratórios.

Também, fora os benefícios físicos e na saúde, os esportes trazem uma melhora também no desenvolvimento pessoal da criança.

Esportes realizados em grupo, auxiliam no desenvolvimento pessoal e trabalham desde cedo questões como trabalho em grupo, relacionamentos entre amigos, respeito a regras e saber reconhecer seus próprios limites e dos seus colegas.

Melhora considerável nos estudos

Também, diversas pesquisas realizadas por profissionais da área de desenvolvimento infantil, mostraram que a prática de esporte pelas crianças traz efeitos positivos no desempenho dos pequenos em seus estudos.

Isso porque os esportes fazem com que a criança gaste energia acumulada, queime gordura e tenha uma melhora na oxigenação do sangue, com uma maior oxigenação sanguínea, o cérebro da criança passa a receber mais oxigênio e a funcionar de forma mais eficaz.

Essa melhora na oxigenação cerebral turbina o raciocínio da criança, e também gera um estímulo ao desenvolvimento da autonomia desde cedo.

Quando mais cedo, melhor!

A infância é considerada a melhor fase para se iniciar nos esportes, pois assim desde cedo a criança será inserida em uma rotina saudável e com exercícios.

Pense como é difícil para uma pessoa adulta começar a prática de um esporte, o desânimo e a falta de motivação.

Agora, se desde cedo a criança for inserida nesta rotina, além de uma infância saudável, ela será um adulto saudável e que encara os esportes de forma mais natural.

Lembrando: é claro que o exemplo deve vir dos pais, você não pode cobrar de seus filhos a prática de esportes com afinco, quando se tem uma rotina sedentária.

Por este motivo, além de acompanhá-lo nas atividades que ele pratica, é sempre bom em algumas ocasiões realizar a prática do esporte juntamente com a criança.

Como escolher o melhor esporte para a criança?

Os pais, ao entrarem na fase de escolher um esporte para os seus filhos, antes de mais nada, devem saber a preferência dos pequenos.

Não adianta escolher algo que seu filho não se identifica ou não gosta, e o mesmo vale se a criança ainda for pequeno ainda, uma vez que a consulta sempre é válida.

Os pais também devem sempre analisar as habilidades corporais da criança, pois desde cedo tendemos a apresentar algumas pré-disposições e facilidades a alguns esportes.

A necessidade da criança é outro fator que você deve levar em consideração, como condições de saúde, onde se a mesma tem problemas respiratórios ou está acima do peso, são fatores assim que podem te ajudar a traçar uma escolha mais certa.

Consulte sempre um pediatra

Claro, a dica mais importante é que você nunca deve abrir mão, é que antes de inserir a criança na prática de qualquer esporte você deve sempre consultar o pediatra.

Será ele que dirá se o esporte que você escolheu é indicado ou não, além de te dar algumas dicas de outras opções, que ele como especialista, considera mais válido.

Com estas dicas, e conhecendo o seu filho, você conseguirá escolher o esporte perfeito e que o acompanhará a infância inteira, tornando o mais saudável e ativo.

----------------------------------------------------------------------------------

Confira também outros artigos sobre bebês:

----------------------------------------------------------------------------------

Você já conhece o Clube Gratuito Eu Amo Meu Bebê?

Eu Amo Meu Bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos e promoções exclusivas de diversas empresas em produtos e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar. 

Acesse agora e veja desconto especial para as gestantes e mamães em diversas categorias.

Eu Amo meu Bebê
Somos um clube de vantagens gratuito para gestantes e mamães economizarem no dia-a-dia. Aqui no blog, compartilhamos dicas e depoimentos que achamos mais legais.

©2011-2018. Proxy Media. Todos os diretos reservados. | Termos de uso | Quem somos | Artigos