Para os apaixonados por bebês.

Pediatria
As 4 fases do desenvolvimento do seu bebê
06/11/2018 17:01:32

Entenda quanto o seu bebê se desenvolve a cada três meses!

 

Durante a fase que a criança ainda é um bebê, os principais processos de desenvolvimento ocorrem de forma mais frenética.

 

Tudo isso porque seu sistema nervoso ainda não está completo e este passa por inúmeras mudanças para se consolidar.

É por isso que até mesmo bebês novinhos precisam de estímulos por parte dos pais e muito carinho para que possam aprender desde cedo estes laços de afetividade.

Assim, separamos um guia de desenvolvimento do bebê para você apenas se basear e saber o que esperar.

Lembrando: é apenas uma referência! Afinal, cada criança tem seu ritmo de desenvolvimento. Tudo vai depender do tempo dela, é claro.

bebe recem nascido

Desenvolvimento até o 3º mês de vida

Esta é uma fase muito crítica no desenvolvimento de um bebê, desde o momento em que ele saiu da barriga da sua mamãe ele passará por constantes mudanças no seu cérebro.

É durante esses três meses que ocorrerá o desenvolvimento cognitivo sempre atento, onde ele passará a mexer a cabeça sempre que alguém falar.

Também mostrará interesse quando ver o peito da mãe, por já relacioná-lo como uma fonte de alimento.

O desenvolvimento motor também ocorrerá, o bebê desenvolverá a capacidade de agarrar coisas com as mãos, assim como já terá força nas mesmas para pegar e puxar objetos.

Até o 3º mês, o bebê também já terá um desenvolvimento precoce de linguagem, produzindo ruídos e parando de chorar quando escuta a voz dos pais ou de algum brinquedo.

bebe 6 meses

Desenvolvimento até o 6º mês de vida

É até o seu 6º mês de vida que o bebê passará por mudanças que o introduziram na fase infantil. Aqui, o desenvolvimento motor já é mais evidente. A criança já consegue levantar e mexer os braços com mais precisão e até mesmo segurar um copo ou mamadeira.

É também nesta fase que ela já provavelmente conseguirá se manter sentada e até mesmo se levantar com o apoio de algo.

Quanto ao desenvolvimento cognitivo, esta é uma fase de descobertas para o bebê, pois seu cérebro já estará mais formado, deixando o bebê mais curioso e sempre alerta.

Também já conseguirá produzir sons com duas sílabas e gritos quando está feliz ou frustrado.

Ele também já passa a demonstrar emoções com mais facilidade, dá gargalhadas e reconhece quando pessoas à sua volta estão rindo.

bebe 9 meses

Desenvolvimento até o 9º mês de vida

Um dos desenvolvimentos que se pode observar nesta fase é que a criança já consegue se sentar sozinha sem o auxílio de ninguém.

É nessa fase que os pais já podem pegar a criança pelos braços e dar os primeiros passinhos, assim como deixá-las engatinhar.

Quanto ao seu desenvolvimento cognitivo, o bebê já reconhece o seu nome, aponta para objetos que deseja e já consegue levar alimentos a própria boca para se alimentar.

Sua linguagem, já sai sons mais longos e já sabe o significado de “não” e “tchau”, podendo fazer o sinal de adeus com as mãozinhas.

primeiros passos

Desenvolvimento até o 12º mês de vida

Esta é a fase em que o bebê está entrando na infância, deixando de ser um bebê totalmente dependente dos pais.

Nesta fase, o bebê já consegue dar alguns passos sozinho, e cair, assim como realizar movimentos coordenados com os braços.

O bebê já se reconhece como pessoa. E passa a perceber que pessoas e objetos, mesmo quando não estão ali, estes ainda existem.

A linguagem é a que mais se desenvolve nesta fase, onde a criança já começa a falar palavras com significado como papa, mamãe e já consegue sinalizar com a cabeça para dizer “não”.

Concluindo...

O bebê passa por diversas fases de desenvolvimento do 0 aos 12 meses, cabendo aos pais criar constantes estímulos para favorecer isto e monitorando o desenvolvimento da criança. Caso perceba algo fora do comum, converse com o pediatra do seu filho. Toda criança tem o seu tempo, mas é sempre bom tirar as dúvidas e consultar os profissionais para uma avaliação.

----------------------------------------------------------------------------------

Confira também outros artigos sobre bebês:

----------------------------------------------------------------------------------

Você já conhece o Clube Gratuito Eu Amo Meu Bebê?

O Eu Amo Meu Bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos e promoções exclusivas de diversas empresas em produtos e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar. 

Acesse agora e veja desconto especial para as gestantes e mamães em diversas categorias.

Eu Amo meu Bebê
Somos um clube de vantagens gratuito para gestantes e mamães economizarem no dia-a-dia. Aqui no blog, compartilhamos dicas e depoimentos que achamos mais legais.

©2011-2018. Proxy Media. Todos os diretos reservados. | Termos de uso | Quem somos | Artigos