Seu bebê está se coçando com frequência, a pele dele está ressecada, avermelhada e até com casquinhas? Pode ser dermatite. Dermatite é uma doença inflamatória crônica que aparece nas crianças a partir dos 2 meses de vida e diferente do que algumas pessoas acreditam, não é contagiosa.
Consultamos a médica dermatologista Dra. Fernanda Bombonatti sobre quais são os sintomas da dermatite, os tipos e os tratamentos mais adequados.
As duas principais dermatites que costumam aparecer nos bebês e na infância são a dermatite atópica e a dermatite de fralda (ou de contato).
A dermatite de fraldas surge porque a pele do bebê tem o contato constante com as fezes e a urina em um ambiente "fechado" da fralda descartável. Além disso, existe o contato com o material plástico, de que é feita a fralda. Então esse abafamento, essa umidade, esse contato com as secreções; faz com que a região fique mais suscetível à infecções. E as infecções fúngicas geralmente se sobressaem aos outros tipos de infecção.
A dermatite atópica é uma sensibilidade maior da pele aos agente externos e está relacionada a uma sensibilidade na parte respiratória. Essa dermatite aparece mais nas dobrinhas (atrás dos joelhos ou atrás dos cotovelos), na região cervical (pescoço), e às vezes um pouquinho na face.
Existem dermatites que são causadas por alimentação, mas não são os casos da dermatite de fralda ou da atópica. Essas não tem relação com alimentação.
A melhor forma de tratamento da dermatite de fralda consiste na exposição solar porque o sol é um anti-inflamatório, e ajuda a fazer o controle dos fungos. Pede-se também que a mãe retire a fralda do bebê, pelo menos 3 vezes ao dia e deixe por um momento sem fralda para que a pele possa respirar. Outro tratamento recomendado, quando possível é, antes do banho, fazer o chamado "banho de assento" em que se usam alguns agentes naturais calmantes que mudam o PH dessa região.
Para a dermatite atópica existem dois tipos de tratamento: tratamento de crise e o tratamento de manutenção. O tratamento de crise é quando a criança está com bastante prurido, com bastante coceira, alta irritabilidade, a criança não tá conseguindo dormir com lesões muito ativas; nesses casos o médico recomenda que se faça um tratamento com produto para passar na pele, orientações para o banho e muitas vezes com recursos orais, como antibióticos.
Os tratamentos de manuntenção são feitos quando o paciente está bem fisicamente mas tem uma propensão, uma suscetibilidade a ter dermatite atópica. Nesses casos, para diminuir as crises; o médico passa orientações sobre os banhos do bebê, sobre o ambiente onde a criança dorme e principalmente em relação à hidratação (seja do recém nascido até a primeira infância) que é um dos fatores cruciais.
Confira nosso novo vídeo sobre dermatite em bebês.
Veja mais vídeos sobre maternidade e infância no nosso canal do Youtube Eu Amo meu Bebê. Cadastre-se, curta e compartilhe nossos vídeos!
----------------------------------------------------------------------------------
Confira também outros artigos sobre bebês:
----------------------------------------------------------------------------------
Você já conhece o Clube Gratuito Eu Amo Meu Bebê?
O Eu Amo Meu Bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos e promoções exclusivas de diversas empresas em produtos e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar.
Acesse agora e veja desconto especial para as gestantes e mamães em diversas categorias.
©2011-2019. Proxy Media. Todos os diretos reservados. | Termos de uso | Quem somos | Artigos