Conteúdos e descontos grátis para os apaixonados por bebês.

Entre ou

Conteúdos e descontos grátis para os apaixonados por bebês.

Sobre nós | Siga-nos:

TODAS CATEGORIAS

25/02/2019

Quais são os cuidados com as crianças no Verão?

Pediatria

As crianças necessitam de mais cuidados para desfrutarem do verão sem complicações.

 

Que delícia, o verão chegou! Tomar alguns cuidados durante essa estação, especialmente com as crianças, são importantes na prevenção de doenças e complicações a curto e longo prazo. Reunimos orientações e dicas para você aproveitar essa estação com tranquilidade.

Cuidados com o sol e o calor:

Abaixo de 6 meses, não devemos usar nenhum tipo de protetor solar nos nossos bebês. Acima dos 6 meses, devemos usar protetor solar com filtro fator 30, lembrando de repassar a cada duas horas, depois de sudorese (suor) excessiva ou após ter entrado na água.

Outra coisa que já está disponível no mercado são as roupas com fator de proteção UV. Os pais devem lembrar também que o horário que o sol deve ser evitado é das 10 horas às 16 horas. 

É bastante importante que as crianças, a partir dos três anos, que já ficam mais tempo expostas ao sol, brincando; usem óculos de sol com fator de proteção UV. É essencial fator de proteção UV.

Em relação ao calor, o que a gente deve cuidar é para deixar a criança confortável. As roupas devem ser de malha ou algodão, sempre de cores claras e bastante confortáveis. Para amenizar o calor, os pais podem dar vários banhos por dia, com água morna ou de morna para fria. Vários banhos por dia, porém sendo que só um com sabonete, os outros só com água para refrescar (para evitar tirar a camada de gordura, de proteção, da pele).

Ar condicionado pode, mas verifique se os filtros estão limpos. Lembrando que se for usar por um tempo muito prolongado, como o ar condicionado resseca o ar;  seria bom combinar o uso com o umidificador. Ventilador também pode, desde que o vento não seja direto na criança, seja mais para circular o ar dentro do ambiente.

Cuidados com a alimentação:

Em relação à alimentação, o mais importante é ter o foco na hidratação das crianças. Ofereça bastante água, água saborizada ou água de coco, várias vezes ao dia. A única idade que a gente não tem que se preocupar com hidratação é abaixo dos seis meses ou com a criança que estiver sendo alimentada exclusivamente com leite materno.

Como sabemos se a criança está ou não hidratada?

Através da diurese. O xixi abundante e de cor clara, pode ficar tranquilo que seu filho está hidratado. Agora se o xixi começa a ficar mais escuro e em menor volume, a gente tem que lembrar de ofertar mais líquidos para a criança, de preferência água.

Doenças e acidentes mais presente no verão:

Vamos começar com os acidentes mais prevalentes nessa época. Os afogamentos, acontecem normalmente no final da tarde, por um pouco de distração dos adultos. Então toma muito cuidado com baldes com água, bacias, banheiras, piscinas de crianças, piscinas normais de casa. Ficar sempre de olho!

Outro cuidado são com as desidratações graças a infecções intestinais e infecções alimentares, viroses. A criança pode ter vômito, febre, diarreia e dor no corpo. Os pais podem minimizar bastante o risco se tomarem cuidado em relação à alimentação, à manipulação, o processamento e a conservação dos alimentos que vão para criança.

Outra doença prevalente no verão é hepatite A, também pela contaminação pelos alimentos ou utensílios contaminos. É uma doença viral que acomete o fígado.

Outra item de atenção importante são as micoses, que são fungos que adoram lugares quentes e úmidos para se proliferarem. Então, orientamos o uso de chinelos e sandálias em banheiros, piscinas, em vestiários de piscinas, parque aquáticos.

No verão também aumenta a incidência de picadas de insetos, que podem ser desde picadas de pernilongo (que são os estróbilos). Os pais podem estar prevenindo colocando telas nas janelas e nas portas ou mosqueteiros abaixo dos 6 meses (tecido cobrindo o berço). O uso de repelente é indicado para bebês acima de 6 meses.

Os repelente ou inseticidas de liberação contínua, de tomada; a gente deve evitar no mesmo ambiente que a criança. Por exemplo, você pode deixar ligado e quando a criança for para o quarto, desligar. Mas lembrando que esse repelente deve ficar longe do berço ou da cama dessa criança.

Outra coisa é o bicho geográfico, uma larva migrans cutânea, que é transmitida através do parasita das fezes de gato e cachorro. O contato acontece na areia de parques e gramado. Para prevenir, nunca deixe a criança sentada direto na areia ou na grama, coloque alguma proteção para evite a contaminação.

Outra coisa são as miliárias, popularmente chamadas de brotoejas. Elas aparecem em locais que têm mais sudorese e calor; então aparecem as bolinhas vermelhas nas dobras perto do pescoço. Evita-se isso com aumento do número de banho e uma circulação boa de ar, numa temperatura mais agradável para as crianças, além de roupa fresca.

Como nessa época, frequentamos muito mais piscinas e praias, uma das coisas que a gente também tem que lembrar é manter os ouvidos das crianças secos. Com uma toalha, não com cotonete. Cada vez que a criança sair da água, você enxugará com uma toalha até onde o seu dedo alcança, para manter-se pavilhão auricular sequinho.

Com certeza, com essas dicas, a gente consegue tornar o verão uma estação bastante agradável e com menor risco!

Confira nosso vídeo com a médica pediátrica Dra. Rosana Masiero:

Veja mais vídeos sobre maternidade e infância no nosso canal do Youtube Eu Amo meu Bebê. Cadastre-se, curta e compartilhe nossos vídeos!

----------------------------------------------------------------------------------

Confira também outros artigos sobre bebês:

----------------------------------------------------------------------------------

Você já conhece o Clube Gratuito Eu Amo Meu Bebê?

O Eu Amo Meu Bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos e promoções exclusivas de diversas empresas em produtos e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar. 

Acesse agora e veja desconto especial para as gestantes e mamães em diversas categorias.

Somos um clube de vantagens gratuito para gestantes e mamães economizarem no dia-a-dia. Aqui no blog, compartilhamos dicas e depoimentos que achamos mais legais.

Você já conhece o Clube Gratuito Eu Amo Meu Bebê?

O eu amo meu bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos em promoções e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar. Acesse agora e veja os descontos especiais para gestantes e mamães na lista do chá de bebê.