Para os apaixonados por bebês.

Pedagogia
O que é Homeschooling?
06/11/2018 17:10:02

Homeschooling, a prática de educar em casa.

 

A terceirização do ensino e suas consequências.

 

Você já deve ter ouvido falar que em alguns países, como os Estados Unidos, é permito que os pais tenham a opção de escolher entre o ensino tradicional ou o domiciliar.

O nome correto para este ensino domiciliar é Homeschooling, termo que está cada vez mais sendo discutido aqui no Brasil.

Mesmo não sendo proibido em nosso território, este método de educação ainda não está legalizado. E cada vez mais, cresce o número de pais que estão pedindo para que possam educar em casa os seus filhos de forma legal.

Nos acostumamos em tercerizar o ensino das crianças e a ideia de Homeschooling assusta.

Para você que nunca ouviu falar no Homeschooling ou deseja saber mais sobre este método de ensino, confira abaixo algumas informações importantes que separamos sobre ele.

O que é Homeschooling?

O Homeschooling é uma opção ao método tradicional de ensino que conhecemos. Nele os pais não são obrigados mais a matricular seus filhos na escola e podem educá-los em casa.

Mas não pense que é algo simples, ou que qualquer pessoa possa educar o seu filho em casa.  Neste modo de ensino, apenas pais com alguma graduação em licenciatura podem aplicar as aulas, ou é necessário contratar um profissional capacitado para a aplicação das aulas em casa.

Caso o Homeschooling fosse aprovado em no Brasil, ainda seria necessário seguir o currículo acadêmico que se é aplicado nas escolas.

É assim em todos os países que permitem o Homeschooling, entre estes estão os Estados Unidos, Finlândia, Espanha e Chile.

De modo geral, a única coisa que muda é que a criança não irá a escola regular e ter toda a experiência que este ambiente proporciona.

Em todos os casos há sempre um currículo acadêmico que deve ser seguido para que a educação da criança não seja comprometida.

Como a discussão chegou ao Brasil?

Não é como se o Homeschooling nunca tivesse sido discutido no Brasil, mas nos últimos meses a questão voltou à tona com mais força.

Tudo isto porque o Supremo Tribunal Federal, no dia 30 de agosto, adiou por tempo indeterminado a decisão de pais brasileiros poderem ou não educar seus filhos em casa de forma legal.

Sem data para um novo julgamento, a questão do Homeschooling ainda continua sendo um tabu e apenas um desejo para os pais.

O principal acontecimento que influenciou o julgamento foi quando uma menina de 12 anos, residente de Canela - RS, teve o apoio de seus pais para solicitar que fosse educada em casa.

Este pedido foi negado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, com a justificativa que a escola era importante para a formação social da criança.

homeschooling

O que os especialistas falam?

Os especialistas em educação infantil alertam sobre o risco do Homeschooling ser aprovado no Brasil.

Uma das principais questões que se deve analisar é que muitos pais não possuem a mínima noção com relação a Base Nacional Curricular Comum, havendo assim a necessidade de contratar um professor particular para a realização das aulas.

Outra questão levantada é sobre a carga horária de aula diária. Na escola as crianças passam cerca de seis horas estudando e realizando atividades pedagógicas... A grande questão é: será que em casa este horário seria respeitado?

E um dos fatores mais importantes é que na escola a criança aprende a se socializar com pessoas diferentes, com visões e ideologias opostas à dela e há que tem em casa.

homeschooling brasil

Será que o Brasil está preparado?

O Estatuto da Criança e do Adolescente e a Constituição tornam obrigatória a matrícula na rede regular de ensino, penalizando os pais e responsáveis como negligentes pelo não-comprimento dessa cláusula.

Como o Homeschooling ainda não é muito difundido e comentado em nosso país, fica o questionamento se os pais estariam preparados para educar os seus filhos em casa.

Especialista também se preocupam com os pais displicentes, que poderiam deixar a educação de seus filhos em segundo plano por não a julgarem importante ou por ficarem muito atarefados.

E você? O que pensa sobre o Homeschooling?

Conte para nós se você é a favor ou contra a aprovação deste método de estudo no Brasil, e o seu posicionamento sobre a questão.

----------------------------------------------------------------------------------

Confira também outros artigos sobre bebês:

----------------------------------------------------------------------------------

Você já conhece o Clube Gratuito Eu Amo Meu Bebê?

Eu Amo Meu Bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos e promoções exclusivas de diversas empresas em produtos e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar. 

Acesse agora e veja desconto especial para as gestantes e mamães em diversas categorias.

Eu Amo meu Bebê
Somos um clube de vantagens gratuito para gestantes e mamães economizarem no dia-a-dia. Aqui no blog, compartilhamos dicas e depoimentos que achamos mais legais.

©2011-2018. Proxy Media. Todos os diretos reservados. | Termos de uso | Quem somos | Artigos