Conteúdos e descontos grátis para os apaixonados por bebês.

Entre ou

Conteúdos e descontos grátis para os apaixonados por bebês.

Sobre nós | Siga-nos:

TODAS CATEGORIAS

25/02/2019

Você sabia que o bebê também pode fazer psicoterapia?

Paternidade

Você sabia que o bebê também pode fazer psicoterapia?

A psicanálise tem se voltado cada vez mais ao atendimento e estudo das etapas iniciais do desenvolvimento, com destaque para relações iniciais. Chamamos de Psicoterapia Pais-Bebê a terapia que é direcionada para a relação dos pais com seu bebê. As sessões acontecem na presença de todos, mas também pode ser realizada somente com a mãe-bebê ou só com o pai-bebê, dependendo da demanda. Geralmente, a procura por atendimento está associada a dificuldades na interação entre os bebês e seus pais, que através de alguma queixa ou sintoma, indica que pode haver algum problema na relação deles.
 
A proposta é intervir no ambiente do bebê para facilitar sua relação com aqueles que o rodeiam (pais, familiares, cuidadores). Entende-se que o bebê é sensível para captar as demandas daqueles que cuidam dele, principalmente quando se trata de pais que não estão bem psicologicamente, como por exemplo, nos casos de depressão pós-parto. Nessas situações, é comum que o bebê apresente algum sintoma como problemas de sono, dificuldades na alimentação ou problemas no comportamento, que nos alerta para as dificuldades na relação com sua mãe (Para saber mais sobre sintomas no bebê acesse meu texto “Você sabia que o bebê também expressa seus conflitos?”). Ou seja, mesmo ainda sem se expressar verbalmente, os bebês se comunicam através do corpo, choros, sorrisos, balbucios e outros comportamentos.
 
O psicólogo estará atento para compreender essas manifestações dos bebês, assim como os comportamentos dos pais e poderá auxiliar a família no melhor jeito de lidar com as dificuldades que se apresentam. Dessa forma, o psicólogo poderá diagnosticar e tratar o quanto antes esses problemas, para que mais tarde não sigam se desenvolvendo e/ou aparecendo de forma mais grave. Por isso, a Psicoterapia Pais-Bebê tem a proposta de intervir precocemente, pois nesse momento inicial da vida da criança é possível identificar possíveis riscos de psicopatologias que podem se manifestar ao longo do desenvolvimento.
 
O pediatra pode auxiliar as famílias a saber quando é preciso recorrer a ajuda psicológica, já que esse profissional está numa posição estratégica através do acompanhamento clínico que realiza com os bebês nos primeiros anos de vida. Além disso, a Psicoterapia Pais-Bebê costuma ser um atendimento breve e focado, e as famílias costumam se adaptar bem a esse tipo de tratamento, já que estão vivendo um momento intenso e novo. Justamente por isso necessitam que a sua relação seja ajustada pontualmente às mudanças e dificuldades que estão ocorrendo, para que possam depois seguir com o fluxo normal do desenvolvimento. Então, se você é pai ou mãe e acha que precisa de uma orientação ou ajuda com seu bebê procure um psicólogo que seja especialista no atendimento a pais-bebês.
 

Baixe o App do Baby Check-in e saiba mais:

http://onelink.to/ydy7cb

 

 

Outros artigos sobre bebês:

Veja aqui nosso artigo sobre a importância do brincar

Veja aqui como escolher o carrinho do bebê certo

Veja 5 práticas saudáveis para aumentar a imunidade das crianças

Quais são as atividades adequadas para fazer com os bebês

 

 

Você já conhece o Clube Gratuito Eu Amo Meu Bebê?
Eu Amo Meu Bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos e promoções exclusivas de diversas empresas em produtos e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar. 

Acesse agora e veja os descontos especiais para gestantes e mamães em diversas categorias.

Psicóloga (CRP 07/18079), graduada pela PUCRS. É especialista em Saúde da Criança e do Adolescente (RIMS/HCPA) e especialista em Psicologia Hospitalar (HMV e HCPA).

Você já conhece o Clube Gratuito Eu Amo Meu Bebê?

O eu amo meu bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos em promoções e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar. Acesse agora e veja os descontos especiais para gestantes e mamães na lista do chá de bebê.