Para os apaixonados por bebês.

Pedagogia
Qual a importância do brincar para o desenvolvimento dos bebês?
24/08/2018 20:20:33

Qual a importância do brincar para o desenvolvimento dos bebês?

A Luciane Motta da Casa do Brincar vai nos explicar sobre a importância do brincar para o desenvolvimento do bebê. Por meio da brincadeira, seja com a família ou amigos, é que a criança vai entrar em contato com os valores da família, da cultura da sua região, do cenário cultural. Além disso, ela será estimulada à cooperar, a socializar e a se integrar das regras morais impostas nos jogos e nas brincadeiras.

A criança se torna de fato humana nos pequenos cuidados do dia-a-dia, desde aquele momento da troca da fralda e a mãe aperta a barriguinha do bebê, cheira o pezinho, faz uma graça; ou quando a criança senta e começa a comer e a mãe brinca de aviãozinho, para levar a colher à boca da criança. Esses são momentos que os pais estão levando um repertório do que é brincar para esse bebê e está humanizando-a.

Por isso, é importante que o brincar esteja presente nesta fase da vida da criança pelas oportunidades ele favorece. Desde as oportunidades de desenvolvimento social e desenvolvimento cognitivo, quando uma criança convive com outras crianças e ela entende que no mundo tem regras, tem limites, que é preciso respeitar outras pessoas, que tem que compartilhar brinquedos; conflitos que aparecem na brincadeira que são bem-vindos já que são um treinamento para a vida adulta. Até o desenvolvimento psico-motor, que é quando ela pega uma caneta com a mão para desenhar, um papelzinho para amassar; ela está treinando movimentos que são essenciais e que vão ajudá-la a cumprir outras tarefas e ser um ser humano com mais habilidades no futuro. 

Mas não queremos aqui deixar o brincar focado apenas em um objetivo futuro, pautado na competição ou no mercado de trabalho; isso engessa a capacidade criativa da criança e deixa de lado todas as possibilidades que essas atividades lúdicas podem servir para seu desenvolvimento. O ato de brincar pode ser uma representação lúdica para a criança, é a transformação da sua realidade. E muitos pais e professores deixam escapar essas oportunidades de desenvolver o brincar divertido com as crianças porque a maioria das famílias simplesmente fica ansiosa pelos resultados práticos de uma atividade recreativa. A brincadeira é também um espaço para a criança explorar sentimentos, pois é o espaço que ela vai ter liberdade para expor o que está sentindo através do brinquedos ou da encenação dos bonecos.

Confira nosso novo vídeo qual a importância do brincar para o desenvolvimento infantil.

Veja mais vídeos sobre maternidade e infância no nosso canal do Youtube Eu Amo meu Bebê. Cadastre-se, curta e compartilhe nossos vídeos!

----------------------------------------------------------------------------------

Confira também outros artigos sobre bebês:

----------------------------------------------------------------------------------

Você já conhece o Clube Gratuito Eu Amo Meu Bebê?

O Eu Amo Meu Bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos e promoções exclusivas de diversas empresas em produtos e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar. 

Acesse agora e veja desconto especial na Casa do Brincar.

A Casa do Brincar é um espaço cheio de atividades divertidas para brincar e aprender. No espaço, as crianças são estimuladas a desenvolverem diversas habilidades; uma alternativa à escola para quem vai começar mais tarde nela ou como atividade complementar para quem quer se divertir de maneira inteligente. Lá, eles oferecem desde musicalização infantil até aulas de culinária; além de muitas, muitas brincadeiras e oficinas. Atendem por hora ou período, sem dia fixo, conforme a necessidade de cada família. 

E nos finais de semana, a Casa do Brincar também pode ser o local da festinha de aniversário do seu pequeno. Perfeito para quem quer fugir do modelo tradicional dos buffets infantis, mas procura um espaço feito para crianças com muito charme e diversão garantida.

Luciane Motta
Jornalista e designer, Luciane hoje se dedica ao estuda do desenvolvimento da psicomotricidade na primeira infância. Idealizou a Casa do Brincar, um lugar onde os pequenos de seis meses a seis anos de idade vivenciam experiências diferentes.

©2011-2018. Proxy Media. Todos os diretos reservados. | Termos de uso | Quem somos | Artigos