Para os apaixonados por bebês.

Saúde
Guia sobre os chás para bebês
24/08/2018 20:20:28

Bebê pode tomar chá? A partir de qual idade?

 

Bebês e crianças pequenas podem tomar a bebida, mas fique atento ao tipo certo de chá e a idade da criança.

 

O cházinho é um poderoso aliado para muitos papais e mamães quando querem acalmar a criança ou quando o bebê está com cólica e precisa de algo para melhorar os sintomas. Faz parte da nossa cultura popular acreditar que o chá ajuda a melhorar esses cenários. 

O que muitos pais não sabem é que nem todos os chás estão liberados para consumo infantil. Assim como os alimentos pastosos; água, sucos e chás só são autorizados pelos pediatras a partir dos seis de meses de vida da criança.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida do bebê. Mas passado o primeiro semestre de vida; os chás, assim como a água, podem ser introduzidos aos poucos na alimentação dos bebês.

Os chás mais populares e que podem ser oferecidos às crianças sem perigo são a erva-doce, a camomila, a erva-cidreira e a hortelã. A forma mais comum de preparar essa bebida com as ervas é através da infusão em água quente por alguns minutos. Coa-se e serve-se morno. Não há contra-indicações.

Alguns chás tem um efeito melhor para um tipo de incômodo:

  • Aliviar a cólica: erva-doce ou anis;
  • Ajudar na digestão: erva-doce ou erva-cidreira;
  • Prevenir a gripe: limão com gengibre;
  • Relaxar: camomila e hortelã;

Evite chás ou bebidas prontas que tenham cafeína, como o chá preto ou chá mate. A criança pode ficar mais irrita e ainda alterar seu ritmo de sono.

O ideal é acostumar a criança a tomar o chá sem açúcar e adoçantes - aliás, não é aconselhado dar qualquer tipo de bebida açucarada antes do primeiro ano de vida. Vale lembrar também que o consumo de mel, considerado um adoçante mais natural, só é permitido para crianças maiores de 1 ano.

O ideal é que os chás sejam consumidos longe da hora das refeições, para não tirar o apetite, e sem adição de adoçantes. Ainda assim, vale consultar o médico do seu filho para saber qual é a quantidade diária recomendada da bebida, de acordo com a idade dele.

----------------------------------------------------------------------------------

Confira também outros artigos sobre chá de bebê:

  ---------------------------------------------------------------------------------- 

Você já conhece o Clube Gratuito Eu Amo Meu Bebê?

O Eu Amo Meu Bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos e promoções exclusivas de diversas empresas em produtos e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar.

Acesse agora e veja desconto especial em fraldas em diversas lojas.

Eu Amo meu Bebê
Somos um clube de vantagens gratuito para gestantes e mamães economizarem no dia-a-dia. Aqui no blog, compartilhamos dicas e depoimentos que achamos mais legais.

©2011-2018. Proxy Media. Todos os diretos reservados. | Termos de uso | Quem somos | Artigos