Para os apaixonados por bebês.

Pediatria
O sono do bebê
11/05/2018 19:59:24

Dicas para fazer o seu bebê dormir melhor

 

Logo que o bebê nasce e vai para a casa, uma das preocupações que surgem é com o bebê que tem dificuldade para dormir ou o bebê que dorme demais. Mãe e filho ainda estão se acostumando à nova rotina e qualquer distúrbio (para mais ou para menos) já preocupa pais e mães de primeira viagem. 

Com relação ao sono do bebê, um padrão só começará a se estabelecer perto dos 3 meses de vida. Até lá, fazer o seu filho dormir vai requerer treino, persistência e muita paciência. Seja porque o bebê acorda no meio da madrugada, ou porque você não tem certeza se deve deixar o bebê dormr demais.

Em geral, a partir do terceiro mês é que o bebê começará a dormir por mais tempo durante a noite. O importante é que os pais não desistam e mantenham uma rotina para que o bebê consiga identificar a diferença entre a noite e o dia.

Quanto tempo o bebê precisa dormir?

O recém-nascido pode dormir de 11 até 19 horas por dia; mas conforme o bebê vai crescendo, esse período vai diminuindo. A organização americana National Sleep Foundation divulgou uma tabela atualizada com a quantidade de tempo de descanso considerada apropriada para cada faixa etária. É importante perceber, no entanto, que cada bebê é diferente; alguns precisarão dormir mais e outros, menos.

Confira abaixo:

IDADE RECOMENDADO ACEITÁVEL NÃO RECOMENDADO
0 a 3 meses 14 a 17 horas

11 a 13 horas

18 a 19 horas

Menos que 11 horas

Mais que 19 horas

4 a 11 meses 12 a 15 horas

10 a 11 horas

16 a 18 horas

Menos que 10 horas

Mais que 18 horas

1 a 2 anos 11 a 14 horas

9 a 10 horas

15 a 16 horas

Menos que 9 horas

Mais que 16 horas

3 a 5 anos 10 a 13 horas

8 a 9 horas

14 horas

Menos que 8 horas

Mais que 14 horas

 

O bebê deve aprender a se acalmar sozinho

Durante a noite, um aspecto importante é fazer seu bebê entender que ele deve se acalmar sozinho. Isso vale tanto para quando ele estiver sonolento mas fica brigando com o sono para não dormir; ou mesmo durante a noite, quando às vezes eles choram e acordam sem motivo. Os bebês devem dormir de maneira independente, e para isso é importante que os pais tentem deixar que os bebês se tranquilizem sozinhos quando acordarem no meio da noite.

Devo deixar o bebê cochilar durante o dia?

Em geral, o bebê pode tirar sonecas durante o dia, 2 a 4 vezes por dia; sem prejuízo para a noite. Tente apenas evitar as sonecas próximas da hora de dormir. Evite ninar ou amamentar seu bebê para ele dormir, pois você pode acabar tendo de fazer o mesmo quando ele acordar durante a noite! Coloque-o na cama quando ele estiver sonolento, mas ainda acordado, e alterne com seu parceiro para colocar o pequeno na cama.

----------------------------------------------------------------------------------

Confira outros artigos sobre bebê:

----------------------------------------------------------------------------------

Você já conhece o Clube Gratuito Eu Amo Meu Bebê?

O Eu Amo Meu Bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos e promoções exclusivas de diversas empresas em produtos e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar.

Acesse agora e veja desconto especial em fraldas em diversas lojas.

Eu Amo meu Bebê
Somos um clube de vantagens gratuito para gestantes e mamães economizarem no dia-a-dia. Aqui no blog, compartilhamos dicas e depoimentos que achamos mais legais.

©2011-2018. Proxy Media. Todos os diretos reservados. | Termos de uso | Quem somos | Artigos