Para os apaixonados por bebês.

Saúde
Quais as principais doenças virais na infância?
02/10/2018 17:16:33

Quais os sintomas de caxumba, catapora e sarampo?

 

Caxumba e catapora são doenças comuns, nos primeiros anos de vida. Confira aqui o guia completo sobre as principais doenças virais na infância.

 

Além de gripes e resfriados, outras doenças virais costumam ser muito comuns nos primeiros anos de vida da criança. Saiba quais são as principais doenças virais, quais os sintomas e os tratamentos. Consultamos a médica dermatologista Dra. Fernanda Bombonatti sobre o assunto.

As principais doenças virais

São quatro, as doenças virais mais comuns na infância: caxumba, sarampo, rubéola e catapora. Existem duas também que são muito comuns: verrugas virais e o molusco contagioso.

Essas doenças podem aparecer em qualquer idade (desde o nascimento, na primeira infância e/ou aparecer na vida adulta), mas são mais graves em crianças mais novas.

Sintomas dessas doenças virais

As quatro primeiras são muito semelhantes, os sintomas gerais são: febre, mal-estar e a inapetência (que é a falta de alimentação, falta de apetite da criança). Esses sintomas são comuns a todas, mas existem algumas particularidades em cada uma delas. 

Por exemplo, a catapora geralmente é uma lesão menor, é uma lesão em várias fases. Algumas lesões podem ter pústulas, outras crostas; mas não são manchas.

Já a rubéola, junto com o sarampo; são manchas na pele, grandes manchas que às vezes até se confluem. Outro sintoma que ajuda a suspeitar de sarampo, é que junto com as manchas do sarampo; a criança parece estar com uma gripe forte. Ou seja, a criança tem coriza, febre, às vezes um pouquinho de lacrimejamento.

Às vezes, a rubéola tem os mesmos sintomas da gripe mas as lesões de pele não aparecem. Isso pode levar a mãe a nem suspeitar que se trata realmente dessa doença. Nesses casos, a sorologia será feita para a confirmação da rubéola.

Na caxumba, há um inchaço nas glândulas nas parótidas (que são glândulas que a gente tem na região lateral do rosto), ou nas glândulas sublinguais ou nas glândulas submaxilares. Além desse inchaço, a criança apresenta febre e pouca energia (fica prostrada), não tem apetite.

Quanto à verruga e o molusco contagioso, elas não apresentam sintomas sistêmicos (ou seja, sintomas em todo o corpo). São lesões cutâneas pontuais, mas clinicamente (do ponto de vista de dermatologia) elas são doenças diferentes. Ambas são virais e altamente contagiosas (além de muito comuns na infância).

Prevenção e Tratamentos

A prevenção das 4 principais doenças virais na infância se dá através da vacinação. E durante uma epidemia de doenças virais, os pais devem evitar locais de grandes aglomerações, com muitas pessoas; porque essas doenças são de transmissão através de vias aérea.

Quanto às outras 2 doenças (molusco contagioso e da verruga), a transimissão é por contato direto; em ambientes com muita circulação de pessoas como por exemplo banheiros de academia ou na piscina do prédio.

A criança pode ser medicada com um antitérmico mas sempre deve-se procurar o médico especialista para que o tratamento se inicie o quanto antes.

Atenção: é muito importante estar com a carteira de vacinação do seu filho(a) em dia!

Confira nosso novo vídeo sobre as doenças virais na infância.

Veja mais vídeos sobre maternidade e infância no nosso canal do Youtube Eu Amo meu Bebê. Cadastre-se, curta e compartilhe nossos vídeos!

----------------------------------------------------------------------------------

Confira também outros artigos sobre bebês:

----------------------------------------------------------------------------------

Você já conhece o Clube Gratuito Eu Amo Meu Bebê?

O Eu Amo Meu Bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos e promoções exclusivas de diversas empresas em produtos e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar. 

Acesse agora e veja desconto especial para as gestantes e mamães em diversas categorias.

Dra. Fernanda Bombonatti
Graduada em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos. Dermatologista formada pela Faculdade de Medicina do ABC. Sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

©2011-2018. Proxy Media. Todos os diretos reservados. | Termos de uso | Quem somos | Artigos