Para os apaixonados por bebês.

Ginecologia
O que é uma doula?
31/08/2018 20:48:55

O que é Doula e qual a sua função?

 

Por definição, doula é uma assistente de parto, sem necessariamente formação médica, que acompanha a gestante durante o período da gestação até os primeiros meses após o parto, com foco no bem estar da mulher.

Chamamos a doula Jéssica Scipioni para nos contar um pouco sobre o trabalho dela e o que esperar dessa profissional.

EMAB: Jéssica, na sua opinião, qual o papel da doula?

Jéssica: "O papel da doula surge justamente nesse cenário de parto humanizado, que é o novo modelo de assistência do século 21. A doula é a profissional que surge nesta transição, hoje estamos vivendo uma transição, transição do modelo de assistência do século 20 para o novo modelo de assistência do século 21; e a doula surge nesse novo cenário.

A mulher do século 20, no processo de parto, ela se viu muito contemplada pelos avanços da ciência; só que 100 anos se passaram e essa mulher, ela começou a ser muito violentada durante o trabalho de parto, durante esse processo de gestação e parto. Ela se viu como objeto e não como sujeito. E ela não via muita saída para tudo isso, então a mulher percebe que o parto não está sendo um momento bom e é como se ela pedisse por ajuda. E a pessoa que surge para ajudá-la (para tornar esse momento melhor) é a doula porque porque a doula é uma profissional que está fora do sistema de saúde, não é uma profissional que precise ter formação na área da saúde (eu não tenho formação técnica na área da saúde, eu fiz uma formação como doula).

A doula vem para ajudar essa mulher, principalmente a trazer uma individualidade pro parto. Não existe um parto igual ao outro. No momento do parto, a mulher está ali por inteiro, tudo que ela já viveu, todas as emoções também estão presentes naquele momento;  isso é o que faz o parto ser único, momento único.

Como a assistência ao parto precisa de protocolos e rotinas para conseguir dar conta do número de mulheres, é difícil para os profissionais que estão ali, olharem para essa mulher individualmente.

A doula vem para ajudar nesse sentido, para que cada mulher seja vista individualmente. A profissional que está ali só olhando para você o tempo todo. Por exemplo, a doula não precisa se preocupar com os batimentos do bebê, não precisa se preocupar com a evolução do trabalho de parto, porque para isso existem profissionais específicos para fazer isso. O papel da doula é olhar para você individualmente, para ver o que você precisa para que esse seja o momento mais tranquilo.

A doula acompanha todo o processo, não só o momento do parto; mas desde a gestação, passando pelo parto e também pelo pós-parto. A doula ajuda muito também nesse processo de voltar o poder para você, entender que você que está gerando um ser humano. A maior sabedoria e o maior conhecimento, nesse momento, estão com você; não estão fora, não estão com outra pessoa.

Então o trabalho da doula durante todo o processo é muito focado no suporte emocional, no resgate desse cuidado, de mulher para mulher; no suporte informacional, de te dar informações. A doula é a pessoa que vai caminhar com você, lado a lado, com uma "lanterninha" e vai iluminar os caminhos; porque ela já trilhou esse caminho várias vezes com muitas mulheres. A doula sabe onde iluminar para que você caminhe de uma forma mais tranquila, a doula não vai caminhar por você e nem vai te carregar no colo. A doula te dá autonomia sobre esse processo."

Confira nosso novo vídeo sobre doulagem.

Veja mais vídeos sobre maternidade e infância no nosso canal do Youtube Eu Amo meu Bebê. Cadastre-se, curta e compartilhe nossos vídeos!

----------------------------------------------------------------------------------

Confira também outros artigos sobre bebês:

----------------------------------------------------------------------------------

Você já conhece o Clube Gratuito Eu Amo Meu Bebê?

O Eu Amo Meu Bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos e promoções exclusivas de diversas empresas em produtos e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar. 

Acesse agora e veja desconto especial para as gestantes e mamães em diversas categorias.

Jéssica Scipioni
Sou doula, acompanho mulheres num dos momentos mais especiais de suas vidas e por isso acredito que cuidar de cada mulher, de cada bebê e de cada nova família deve ser uma preocupação de todos e um fator essencial para mudar o mundo.

©2011-2018. Proxy Media. Todos os diretos reservados. | Termos de uso | Quem somos | Artigos