Para os apaixonados por bebês.

Ginecologia
Tudo sobre Líquido Amniótico
24/08/2018 20:20:26

Você sabia que o líquido amniótico é que permite que o feto desenvolva ossos e músculos?

 

Vamos explicar! Além de ser responsável por alertar à mamãe que o bebê vai nascer, o líquido amniótico cumpre um papel super importante no crescimento do bebê. Isso porque graças à essa substância, o bebê pode realizar seus primeiros movimentos dentro da barriga da mamãe. Sem essa atividade, ele ficaria limitado pelas paredes do útero e não seria possível desenvolver ossos e músculos.

Mas além dessa importante função, o líquido também é responsável por proteger o feto contra impactos. Por exemplo, nos casos em que a mãe cai ou sofre um acidente, é a "almofada" composta por essa camada aquosa que protege o bebê desse impacto. Além disso, a bolsa amniótica também protege o bebê até durante o nascimento, contra as contrações uterinas.

Observações importantes à respeito do líquido:

O líquido amniótico começa a ser produzido no início da gestação, na fase embrionária, e é composto pela água vinda do corpo da mãe. A quantidade dele vai variar de acordo com o tamanho do bebê e com o espaço disponível dentro do útero.

Não se esqueça de antes de sair para a maternidade colocar um absorvente noturno (daqueles maiores), para que os médicos possam avaliar a cor da substância. Sim, ela mostra muito sobre o andamento do parto e até alguns cuidados que o bebê precisa ter ao nascer.

Sem aviso, a bolsa se rompe e o líquido sai em grande quantidade, molhando tudo. Assim que a bolsa estourar, observe a aparência do líquido. Ele indica se existe ou não uma emergência.

Transparente ou branco: essa é a cor natural do líquido. No parto, é normal que contenha pequenos grumos brancos, formados por pedacinhos de cabelo, gordura e pele do feto.

Vermelho: pode ser um indício de descolamento da placenta, um quadro perigoso que pode comprometer a passagem de oxigênio e nutrientes para o bebê. Dependendo da gravidade e da semana de gestação, uma cesárea de emergência precisa ser feita.

Verde-escuro: nessa caso ele é espesso, como se ervilhas tivessem sido amassadas. Significa que o bebê evacuou dentro do útero. Há risco de que ele aspire a substância, o que pode levar a um quadro de pneumonite grave por causa da obstrução de traqueias e vias aéreas. Após o parto, é preciso limpar a boca e a narinas do recém-nascido, que também deve receber acompanhamento médico especial.

Amarelo: pode indicar a presença de pus e infecção dentro do útero. Mas não é preciso desespero, pois, às vezes, o amarelado se deve a uma mistura do líquido com urina que passou despercebida. O obstetra tratará a infecção se necessário.

Marrom-escuro: o médico precisa ser procurado imediatamente. O líquido pode ter ficado dessa cor por causa de uma hemorragia grave ou até mesmo morte fetal.

E se a bolsa não romper?

Em raras situações, a bolsa pode permanece intacta durante todo o trabalho de parto e o bebê nasce dentro dela, no chamado parto empelicado. Mas para a maioria dos casos e das gestações, o saco amniótico se rompe por completo após a mulher sentir as primeiras contrações e o líquido é eliminado junto a um tampão mucoso.

Sua bolsa rompeu, o que fazer? Quanto tempo você tem até o bebê nascer?

Tem gestante que até diz escutar um o momento do estouro da bolsa, um barulho semelhante a “ploc”. Quando isso acontece, não há motivo para correria, já que o parto normal pode ocorrer em até 48 horas.

Veja aqui nosso vídeo com a Dra. Flávia Fairbanks sobre o que fazer nesse momento.

----------------------------------------------------------------------------------

Confira também outros artigos sobre gestação:

----------------------------------------------------------------------------------

Você já conhece o Clube Gratuito Eu Amo Meu Bebê?

Eu Amo Meu Bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos e promoções exclusivas de diversas empresas em produtos e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar. 

Acesse agora e veja desconto especial para as gestantes e mamães em diversas categorias.

Eu Amo meu Bebê
Somos um clube de vantagens gratuito para gestantes e mamães economizarem no dia-a-dia. Aqui no blog, compartilhamos dicas e depoimentos que achamos mais legais.

©2011-2018. Proxy Media. Todos os diretos reservados. | Termos de uso | Quem somos | Artigos