Conteúdos e descontos grátis para os apaixonados por bebês.

Entre ou

Conteúdos e descontos grátis para os apaixonados por bebês.

Sobre nós | Siga-nos:

TODAS CATEGORIAS

25/02/2019

Como desengasgar crianças maiores de 1 ano

Saúde

Como desengasgar crianças maiores de 1 ano? Os primeiros socorros.

Como socorrer seu filho se ele engasgar? As crianças podem engasgar com pequenos objetos levados à boca sem que a mãe perceba ou veja. A mãe ou o pai devem identificar os sinais de que a criança está engasgada (dificuldade para respirar ou falar); e tomar providências imediatamente. No caso de engasgo de crianças com mais de 1 ano de idade, você pode realizar a manobra de Heimlich

A Manobra de Heimlich é o melhor método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas superiores por corpo estranho. Essa manobra foi descrita pela primeira vez pelo médico estadunidense Henry Heimlich em 1974 e induz uma tosse artificial, que deve expelir o objeto da traqueia da vítima.1

A primeira atitude é verificar se a criança está respirando. Se sim, você deve incentivar a tosse. Nada de mandar levantar os braços ou bater nas costas, pois o objeto que está bloqueando parcialmente as vias aéreas pode deslocar-se para bloqueá-la totalmente. 

No vídeo de hoje, a enfermeira Letícia Spina Tapia coordenadora da Creche Segura, ensina como desengasgar uma criança com mais de 1 ano de idade.

O ideal é que, antes que esse tipo de acidente aconteça, você tenha "treinado", para agir com mais segurança e confiança. 

Nas crianças maiores de 1 ano, a manobra de desengasgo é feita com o socorrista (seja familiar, cuidador ou profissional da saúde) posicionado atrás da criança.

Primeiro, identifica-se os sinais de engasgo (mãos na garganta, lábios e pontas dos dedos roxos, dificuldade para respirar ou falar). Primeira medida: estimule a criança a tossir. Se ela não entender ou não conseguir tossir, não dê tapas nas costas (isso só leva com que o fragmento de alimento ou objeto vibre e desça mais)!

Outro erro é pedir para a criança olhar para cima ou pedir que ela coloque os braços para cima, não faça isso! Isso abre a via aérea, que faz com que o fragmento acabe de descer, obstruindo a passagem do ar.

Pegue sua mão, guarde o polegar e feche os dedos e posicione-se atrás da criança. Coloque a mão na boca do estômago (ou seja, no meio no final das costelas), com a outra mão faça compressões rápidas para dentro e para cima, 5 vezes. Isso vai provocar uma tosse artificial que vai permitir que a criança expulse o objeto.

Confira nosso novo vídeo sobre  o que fazer se a criança grande engasgar.

Caso a criança piore e deixe de respirar, ligue imediatamente para alguém chamar o serviço médico especializado: 192 (Samu) ou 193 (Corpo de Bombeiros), ou providencie um transporte até o pronto socorro mais próximo.

Veja mais vídeos sobre maternidade e infância no nosso canal do Youtube Eu Amo meu Bebê. Cadastre-se, curta e compartilhe nossos vídeos!

----------------------------------------------------------------------------------

Confira também outros artigos sobre bebês:

----------------------------------------------------------------------------------

Você já conhece o Clube Gratuito Eu Amo Meu Bebê?

O Eu Amo Meu Bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes mães recentes que reúne descontos e promoções exclusivas de diversas empresas em produtos e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar.

Acesse agora e veja desconto especial nos cursos de primeiros socorros da Creche Segura.

A Creche Segura realiza formação em primeiros socorros, promoção da saúde e prevenção de acidentes a todas as pessoas que atuam na área da educação favorecendo um ambiente escolar mais seguro e promotor de saúde.

Mestranda no ensino em Ciência da Saúde pela Unifesp e coordenadora de formação na Creche Segura, empresa pioneira na formação em primeiros socorros, promoção da saúde e prevenção de acidentes.

Você já conhece o Clube Gratuito Eu Amo Meu Bebê?

O eu amo meu bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos em promoções e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar. Acesse agora e veja os descontos especiais para gestantes e mamães na lista do chá de bebê.