Para os apaixonados por bebês.

Saúde
Quais são as principais causas, exames e tratamentos para a infertilidade?
03/09/2018 14:59:38

Infertilidade: principais causas, exames e tratamentos

 

A infertilidade, infelizmente, é um mal que assola milhares de mulheres e homens em todo o mundo. Esse quadro se torna ainda mais triste, quando se há o sonho de se conceber um bebê e isto é tirado da família em decorrência de doenças ou outros fatores externos.

A verdade é que atualmente estima-se que cerca de 15% da população mundial sofra com a infertilidade, tanto homens e mulheres.

Caso você queira saber mais sobre o assunto, as principais causas exames e tratamentos, preparamos este texto para responder às principais questões sobre este assunto.

Principais causas da infertilidade

A infertilidade esta relacionadas a fatores distintos entre homens e mulheres, uma vez que os sistemas reprodutores são bem diferentes.

Nas mulheres, além de ter o fator de estas ingerirem anticoncepcionais desde nova, a doença como a endometriose tem sido uma das principais causas de infertilidade atual.

Algumas mulheres podem estranhar ao receber o diagnóstico de infertilidade, uma vez que estas nunca apresentaram irregularidades na menstruação.

Porém, a infertilidade vai muito além de apenas um ciclo menstrual irregular. Confira alguns dos principais causadores de infertilidade feminina:

  • Distúrbios hormonais que afetam a ovulação;

  • Ovários policísticos;

  • Infecções nas trompas uterinas ou obstrução das mesmas;

  • Má formação do útero, por  exemplo o útero septado;

  • Endometriose;

Além dos fatores clínicos, há fatores como estresse e o uso de contínuo de tabaco ou álcool que podem afetar a ovulação da mulher.

Os homens também sofrem com doenças que afetam a produção de espermatozoides e causam a infertilidade masculina. São as principais causas:

  • Orquite: inflamação dos testículos

  • Prostatite: inflamação que ocorre na próstata;

  • Uretrite: inflamação que afeta a uretra;

  • Epididimite: inflamação que afeta o epidídimo;

  • Varicocele: varizes nos testículos.

É por este motivo que um casal que tenta engravidar e não consegue, ambos devem realizar os exames e não somente a mulher, afinal a causa da infertilidade pode estar em algum dos dois.

Exames para o diagnostico de infertilidade

Como já citamos os exames para o diagnóstico de infertilidade deve ser feito no casal e não somente na mulher, já que o homem também pode sofrer com isto.

No caso da mulher os exames médicos podem incluir uma ultrassonografia intravaginal e abdominal, para analisar o internamente e externamente o útero, como também exames de sangue para ver se está tudo bem na questão hormonal.

Nos casos mais graves e sem respostas nos exames citamos acima, o médico pode solicitar exames mais específicos como uma biópsia do útero para analisar se há cistos ou tumores no mesmo.

No homem os exames deverão ser feitos por um especialista em urologia, onde o mesmo irá realizar uma contagem dos espermatozoides presente no sêmen.

Se esta contagem estiver abaixo do esperado, aí é que se iniciaram os exames para identificar as principais doenças que causam esta baixa nos números.

Tratamentos para a infertilidade

Os tratamentos para a infertilidade são bem semelhantes tanto em homens quanto em mulheres, já que um dos principais meios é com o uso de medicamentos que normalizam a situação hormonal do corpo.

Entretanto, o tratamento irá depender do que está causando a infertilidade, se for um quadro clínico o mesmo pode ser resolvido apenas com medicamentos ou, em casos mais graves, haverá a possibilidade da realização de uma cirurgia para reverter algum problema no sistema reprodutor.

Caso o problema da infertilidade não seja resolvido ou o casal tenha pressa para engravidar, há sempre a possibilidade de se recorrer a técnicas de fertilização artificial.

Nestes casos, são colocados uma determina quantidade de espermatozóide diretamente no útero.

Assim as chances de fecundação são mais fáceis ou o casal pode recorrer a fertilização in vitro, que ocorre fora do corpo da mulher e depois de fecundado o óvulo é colocado dentro do útero.

Atualmente há uma grande variedade de medicamentos e tratamentos para a infertilidade, tudo para que você possa realizar o seu sonho de ser mãe.

----------------------------------------------------------------------------------

Confira também outros artigos sobre gravidez:

----------------------------------------------------------------------------------

Você já conhece o Clube Gratuito Eu Amo Meu Bebê?

O Eu Amo Meu Bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos e promoções exclusivas de diversas empresas em produtos e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar. 

Acesse agora e veja desconto especial para as gestantes e mamães em diversas categorias.

Eu Amo meu Bebê
Somos um clube de vantagens gratuito para gestantes e mamães economizarem no dia-a-dia. Aqui no blog, compartilhamos dicas e depoimentos que achamos mais legais.

©2011-2018. Proxy Media. Todos os diretos reservados. | Termos de uso | Quem somos | Artigos