Para os apaixonados por bebês.

Pediatria
Hérnia umbilical no bebê: como reconhecer e tratar?
03/09/2018 14:52:04

Tudo sobre Hérnia Umbilical em Bebês

A hérnia é uma pequena saliência que surge em uma abertura da parede muscular do bebê, que deveria estar fechada. Geralmente, aparece perto do umbigo (hérnia umbilical) ou da virilha (hérnia inguinal) quando um órgão ou tecido está fora do lugar. A cirurgiã pediátrica Dra. Carla Mattar responde nossas dúvidas sobre causas, sintomas e tratamento da hérnia umbilical.

Causas da Hérnia Umbilical

A hérnia umbilical é causada por uma falha no fechamento da musculatura da parede abdominal, que vai gerar uma comunicação da cavidade abdominal com a região umbilical, permitindo a passagem de estruturas.

Hernia Umbilical

Sintomas da Hérnia Umbilical

A hérnia umbilical é assintomática, ou seja sem sintomas. As mamães que ficam desesperadas quando vêem o umbigo estufado ou elevado, parecendo que vai "estourar", podem ficar tranquilas; isso não vai acontecer.

Muito raramente a hérnia causa dor no bebê. O uso de botões, faixas e moedas, não devem ser utilizados. Além de não fechar a hérnia, eles ainda podem atrapalhar!

hernia Faixas

Como a hérnia não causa nenhum sintoma, não tem necessidade de restringir nenhuma atividade da criança.

Sintomas e Diagnóstico da Hérnia Umbilical

O tratamento da hérnia umbilical varia de acordo com o tamanho da hérnia. As crianças que tem a hérnia grande e volumosa, com anel herniário de mais ou menos 2 centímetros, imagina-se que essa hérnia não irá fechar sozinha.

Mas os médicos pedem que se aguarde em média até a criança completar 3 anos de idade, porque pode ocorrer o fechamento espontâneo; o que vai descartar a necessidade da realização de uma cirurgia.

A cirurgia fica reservada para as hérnias maiores e também por questão estética, para ficar com aspecto melhor.

O diagnótico é feito visualmente, é o umbigo que fica estufado. Em geral, as crianças que tem umbiguinho estufado, tem hérnia umbilical. O diagnóstico é feito somente com exame físico, raramente tem a necessidade de fazer um exame de imagem para comprovar esse diagnóstico.

Normalmente a cirurgia de hérnia umbilical é uma cirurgia simples, elas operam e tem alta no mesmo dia e a recuperação é tranquila. A criança fica afastada das atividades escolares de 7 a 10 dias, e das atividades físicas por um período maior, de 1 mês.

Veja mais vídeos sobre maternidade e infância no nosso canal do Youtube Eu Amo meu Bebê. Cadastre-se, curta e compartilhe nossos vídeos!

----------------------------------------------------------------------------------

Confira também outros artigos sobre bebês:

----------------------------------------------------------------------------------

Você já conhece o Clube Gratuito Eu Amo Meu Bebê?

O Eu Amo Meu Bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos e promoções exclusivas de diversas empresas em produtos e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar. 

Acesse agora e veja desconto especial para as gestantes e mamães em diversas categorias.

Dra. Carla Mattar
Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos. Fez residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Municipal do Campo Limpo, e especialização em Cirurgia Pediátrica no Hospital Municipal Infantil Menino Jesus.

©2011-2018. Proxy Media. Todos os diretos reservados. | Termos de uso | Quem somos | Artigos