Para os apaixonados por bebês.

Saúde
Está nascendo dentinho no meu bebê, o que fazer?
22/10/2018 13:04:49

Com quantos meses nascem os primeiros dentinhos?

 

Como saber se os dentes do meu bebê estão crescendo normalmente?

 

Uma grande dúvida das mães é quando começar a levar o bebê ao dentista, pela primeira vez? Existem diferentes orientações, mas a odontopediatra Dra. Milena Louzas indica que se leve ao dentista assim que nascer o primeiro dente ou no primeiro ano de vida, o que vier primeiro. 

Caso seu bebê venha com algum dentinho (nasça logo no primeiro mês de vida) ou tenha a língua mais presa, vale levar a criança ao dentista antes. Os primeiros dentes costumam nascer normalmente, entre 6 a 8 meses; mas é considerado normal até um ano e meio de idade.

O nascimento dos primeiros dentes traz algum sofrimento para o bebê?

O nascer do dente ele é uma pequena inflamação e essa pequena inflamação pode causar irritação, prejudicar o sono e a alimentação da criança; deixando essa criança mais irritada e algumas vezes ela pode até causar uma febre leve.

Para minimizar esses conforto do bebê indica-se alimentos congelados, mordedores que a gente consegue colocar na geladeira, a mãe fazer uma massagem com próprio dedo ou com um mordedor na gengiva.

O que a gente não recomenda são as pomadas anestésicas que muitas vezes vocês encontram na farmácia, porque elas podem ser prejudiciais à saúde do bebê.

Quando e como fazer a limpeza da boca do bebê?

Até os 3 meses, a recomendação é que a gente não limpe a boca do bebê porque na saliva existem anticorpos que ajuda na própria proteção dele. Após os 3 meses de idade, os adultos podem limpar a boquinha uma vez ao dia com uma gaze ou uma toalha limpa.

E assim que nascer o primeiro dente, é recomendado usar a escova de dente até mesmo para que o bebê vá se acostumando com essa escova e com toque na boca, e te ajudando cada vez mais na escovação.

escovar dentes bebe

Como escolher a melhor escova de dentes infantil?

O ideal é que as cerdas sejam sempre macias e o mais retas possível. A troca da escova tem que acontecer assim que as cerdas se abrem. Para as crianças, isso acontece em média entre 15 a 20 dias; porque como elas não tem a coordenação motora fina, eles acabam compensando o movimento com a força.

Como escovar os dentes das crianças?

Pode parece fácil escovar dos dentes de uma criança, mas na prática não é das coisas mais tranquilas. Então, vamos a doutora vai ensinar uma técnica para o adulto fazer na criança.

1- A gente sempre começa escovando pelo dente de cima. A gente vai começar escovando a frente desse dente.

2- A escova não deve ficar reta, olhando para o dente. Deixamos ela mais inclinada, para ela conseguir pegar a gengiva; e o movimento é um movimento de bolinha.

3- A cada dois dentes, a gente conta até 4. Então 1 2 3 4 e vem andando. Do fundo até o meio, do fundo até o meio.

4- Fizemos a frente, agora vamos fazer para a parte de trás do dente. Eu vou deixar de escovar mais reta e o movimento é de vai e vem, de um lado e do outro.

5- E nos dentes da frente, só a pontinha escova.

6- A mesma coisa, se repete nos dentes de baixo. O movimento de bolinha de um lado e do outro; e atrás, o movimento de vaivém.

É muito importante manter uma boa higiene bucal independente do choro ou do fato dessa criança ser mais arredia; independente se a criança tem dentes de leite ou definitivos. Se você precisar de qualquer ajuda não hesite em procurar um odontopediatra.

Dentes de leite

Confira nosso novo vídeo sobre a saúde bucal dos bebês.

Veja mais vídeos sobre maternidade e infância no nosso canal do Youtube Eu Amo meu Bebê. Cadastre-se, curta e compartilhe nossos vídeos!

----------------------------------------------------------------------------------

Confira também outros artigos sobre bebês:

----------------------------------------------------------------------------------

Você já conhece o Clube Gratuito Eu Amo Meu Bebê?

O Eu Amo Meu Bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos e promoções exclusivas de diversas empresas em produtos e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar. 

Acesse agora e veja desconto especial para as gestantes e mamães em diversas categorias.

Dra. Milena Louzas
Dra. Milena Louzas é Cirurgiã-Dentista em São Paulo, SP. Possui graduação em odontologia pela USP - Universidade de São Paulo, CRO/SP 87.580.

©2011-2018. Proxy Media. Todos os diretos reservados. | Termos de uso | Quem somos | Artigos