Para os apaixonados por bebês.

Pedagogia
Como escolher a melhor creche para o meu filho?
31/10/2018 18:38:17

Como escolher a creche ou o berçário?

 

O que levar em consideração para escolher uma boa creche.

 

A escolha da creche ideal para cuidar de nossos filhos sempre é uma tarefa difícil de realizar, afinal há muita insegurança envolvida nesta decisão.

Com uma licença maternidade de quatro meses, que pode ser de até seis em algumas empresas; as mães que precisam voltar ao trabalho se veem com pouco tempo para realizar esta escolha.

Para te ajudar a realizar a escolha da creche do seu filho com segurança e sem arrependimentos, separamos algumas premissas que você deve sempre analisar e levar em consideração.

Peça referência às amigas

Uma maneira de não errar na escolha, é preferir locais que já foram aprovados por amigas, ou seja que já passaram por este processo de escolha.

Não tenha vergonha, peça dicas e conselhos e veja quais são os pontos positivos que levaram aquela creche a ser uma opção viável para a sua amiga.

Leve em conta a localização

Agora, quanto às características da creche, um dos fatores que você deve sempre analisar é a distância do estabelecimento até a sua casa ou até o seu trabalho.

É preciso entender que você precisará levar e buscar a criança todos os dias, e se a creche ficar muito longe pode acabar se tornando um incômodo ir buscá-lo.

A proximidade da creche também, segundo especialistas, é fundamental para que a criança não se canse durante o trajeto e chegue estressada ao local.

Analise o seu orçamento

Este ponto é dos pontos principais na escolha de uma creche particular, já que algumas instituições oferecem em seu currículo, ensino bilíngue desde os primeiros meses de vida da criança, ou até mesmo uma alimentação diferenciada para cada criança.

Muitas vezes, esses extras podem sair bem caro no final do mês ou na hora de pagar a matrícula, por isto é bom se informar sobre todos os valores que serão cobrados e de possíveis taxas extras que podem vir a existir.

Com estes valores em mãos; analise, juntamente com o seu orçamento, se a escolha daquela creche ou escolinha não irá comprometer muito os gastos da família, mensalmente.

Faça visitas antes da escolha final

Muitas creches e berçários, desde que seja com horário agendado, permitem sim que os pais visites as instalações da instituição para conhecê-la.

Este ponto também é fundamental para você analisar a estrutura do prédio, os recursos disponíveis e a quantidade de alunos por sala de aula.

Observe se há parquinho para as crianças brincarem, salas de recreação, como é o espaço de alimentação, berçário e até mesmo se o piso é antiderrapante para oferecer mais segurança a criança.

Em relação a quantidade de alunos é importante observar pois, no caso de crianças com menos de 12 meses, o indicado é de 8 crianças por sala. Para crianças entre um e dois anos, 20 crianças por sala, já os maiores entre três e seis anos, 25 crianças por sala.

Veja também qual linha pedagógica a escola segue, se ela incentiva a criatividade e o trabalho manual dos pequenos.

A qualificação profissional dos professores

Converse juntamente com a coordenação da creche que você está cogitando como escolha, a qualificação profissional dos professores que cuidarão da sua criança.

Veja se o professor é qualificado para esta função e se há treinamentos específicos para cuidar de crianças e bebês.

Higiene do local

Crianças são delicadas quanto a higiene, principalmente bebês, ao mínimo de descuido elas já podem pegar uma infecção intestinal e cair doentes.

A limpeza da creche é outro fator que se deve analisar, não somente a cozinha, mas também do prédio por inteiro e se os professores e cuidadores possuem o hábito de lavar as mãos com frequência.

O processo de adaptação

Claro, antes de fazer a escolha definitiva é preciso saber se a criança irá se adaptar bem à creche, e o papel dos pais nesta ponto é perguntar junto à coordenação da instituição como é feito este processo.

Veja se as diretrizes da escola permitem que os pais estejam mais presentes neste período, para acalmar a criança se necessário.

A escolha da creche deve ser feita com cuidado, pois este é um local que você deve deixar o seu filho em segurança, para poder trabalhar com a mente tranquila.

----------------------------------------------------------------------------------

Confira também outros artigos sobre bebês:

----------------------------------------------------------------------------------

Você já conhece o Clube Gratuito Eu Amo Meu Bebê?

Eu Amo Meu Bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos e promoções exclusivas de diversas empresas em produtos e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar. 

Acesse agora e veja desconto especial para as gestantes e mamães em diversas categorias.

Eu Amo meu Bebê
Somos um clube de vantagens gratuito para gestantes e mamães economizarem no dia-a-dia. Aqui no blog, compartilhamos dicas e depoimentos que achamos mais legais.

©2011-2018. Proxy Media. Todos os diretos reservados. | Termos de uso | Quem somos | Artigos