Para os apaixonados por bebês.

Nutrição
Guia de Alimentação para Crianças
31/10/2018 18:36:04

Confira tudo sobre a alimentação para crianças!

 

Guia completo para uma alimentação saudável infantil.

 

Até os 6 meses, a Organização Mundial da Saúde determina que o bebê se alimente apenas de leite materno (sendo em alguns casos, complementado por fórmulas). A partir dos seis meses, o bebê pode ter contato com outros alimentos. Convidamos a nutriocionista infantil Gabriela Duarte para nos contar tudo à respeito da alimentação para bebês e crianças.

Para começar a variar a dieta dos bebês, uma coisa importante é a mãe perceber que o bebê já está mais firme, mais durinho, que fica sentadinho. Esse é um sinal de que ele já está com a parte gástrica formada. A partir dos 6 meses, só o leite não será suficiente na questão de nutrientes para o bebê.

Quais são os alimentos mais importantes para que a criança tenha um desenvolvimento saudável?

Não existe um único alimento, existem grupos de alimentos e cada grupo de alimentos têm uma função diferente no nosso organismo. Para facilitar para as crianças, a nutricionista costuma dividir esses alimentos em apenas 3 grupos. O primeiro grupo seriam as proteínas, o outro seria o de carboidratos; e por último, vegetais, legumes e fruta.

Então o prato ideal seria o prato equilibrado, com um pouco de todos os grupos de alimentos; porque cada grupo possui uma função.

Os carboidratos trazem energia; os legumes, verduras e frutas vão dar proteção, imunidade, inteligência; e o grupo das proteínas vai ajudar para que a criança cresça e fique mais forte. Então a sugestão seria um alimento de cada grupo nas proporções corretas; isso facilita para que mães e que as crianças entendam.

Mindfull eating

Chás para Bebês

Existe muita dúvida se as mães podem ou não dar chazinho para o bebê. Pode sim dar chá para bebês, porém desde que não sejam chás escuros, como chá preto ou chá verde. O ideal são os chás clarinhos; como chá de erva cidreira, chá de camomila, chá de alfazema.

A função dos chás são hidratar e acalmar o bebê, que está com uma indisposição. Agora o mais importante é não adoçar o chá. Serve-se simplesmente a água e a erva, coloca-se numa chuquinha ou num copinho de transição.

A quantidade não é a mesma de adultos, a criança para tomar um pouquinho. Uma chuquinha com 100 ml ou 150ml.

Dica!

O bebê que está dormindo mal à noite? 

Mamãe, experimente um chazinho de folhas de alface. A vovó já falava que adiantava, um pouquinho antes de dormir. Dá um soninho gostoso.

Então esse tema alimentação infantil é bastante importante, confira o novo vídeo sobre alimentação das crianças.

Veja mais vídeos sobre maternidade e infância no nosso canal do Youtube Eu Amo meu Bebê. Cadastre-se, curta e compartilhe nossos vídeos!

----------------------------------------------------------------------------------

Confira também outros artigos sobre bebês:

----------------------------------------------------------------------------------

Você já conhece o Clube Gratuito Eu Amo Meu Bebê?

O Eu Amo Meu Bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos e promoções exclusivas de diversas empresas em produtos e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar. 

Acesse agora e veja desconto especial para as gestantes e mamães em diversas categorias.

Gabriela Kirmayr Duarte
É a nutricionista infantil e mãe da Júlia 12 anos e da Lara 14 anos. Passagens pelo Pueri Domus e escola Viva. Especialista em atendimento de nutrição infantil além de consultora de alguns espaços infantis, como academia Bem Me Quer.

©2011-2018. Proxy Media. Todos os diretos reservados. | Termos de uso | Quem somos | Artigos