Para os apaixonados por bebês.

Nutrição
Criança pode ser vegana ou vegetariana?
05/12/2018 16:54:24

É possível abrir mão da carne e até do leite e dos ovos na alimentação das crianças?

 

Os adultos já estão crescidos e continuam precisando de nutrientes todos os dias, mas e uma criança? Pode ser vegana ou vegetariana? 

Convidamos a nutriocionista Gabriela Duarte para nos contar se é possível oferecer uma dieta composta apenas por alimentos de origem vegetal para os nossos filhos. O que fazer?

Dá para substituir?

Uma criança está em pleno desenvolvimento, ela está crescendo, formando seu cérebro e nesse processo, precisa de suporte nutricional para saúde dela. Quando a própria criança ou a família dela resolvem que a criança não vai comer carne ou nenhum derivado de animal (no caso dos veganos), acaba deixando de receber alguns nutrientes muito importantes e vitais para o seu desenvolvimento e crescimento.

Por exemplo, fica faltando a Vitamina B12, que ajuda no desenvolvimento cerebral; o Cálcio, que é imprescindível para a formação dos ossos e dos dentes. A criança também deixará de receber o Ferro, que é responsável por todo o transporte de oxigênio do corpo; e a vitamina D que é uma vitamina muito importante, que ajuda na absorção do Cálcio. E a falta do Zinco, que fortalece a parte imunológica.

Então uma criança vegetariana ou vegana precisará repor esses nutrientes através de outros alimentos, que também sejam fontes importantes de proteínas, do ferro e de todas as vitaminas citadas acima. Esses nutrientes podem vir de outros alimentos sim, mas é preciso ter uma dieta rigorosa para que isso seja compensado de alguma maneira. Nesses casos, é imprescindível que haja o acompanhamento de um nutricionista ou do acompanhamento do pediatra. 

Esse tema de alimentação infantil é bastante importante, confira mais um novo vídeo sobre alimentação das crianças.

Veja mais vídeos sobre maternidade e infância no nosso canal do Youtube Eu Amo meu Bebê. Cadastre-se, curta e compartilhe nossos vídeos!

----------------------------------------------------------------------------------

Confira também outros artigos sobre bebês:

----------------------------------------------------------------------------------

Você já conhece o Clube Gratuito Eu Amo Meu Bebê?

O Eu Amo Meu Bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos e promoções exclusivas de diversas empresas em produtos e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar. 

Acesse agora e veja desconto especial para as gestantes e mamães em diversas categorias.

Gabriela Kirmayr Duarte
É a nutricionista infantil e mãe da Júlia 12 anos e da Lara 14 anos. Passagens pelo Pueri Domus e escola Viva. Especialista em atendimento de nutrição infantil além de consultora de alguns espaços infantis, como academia Bem Me Quer.

©2011-2018. Proxy Media. Todos os diretos reservados. | Termos de uso | Quem somos | Artigos