Para os apaixonados por bebês.

Pedagogia
Como ensinar música para as crianças?
05/12/2018 16:58:45

Música na educação infantil, a partir de qual idade?

 

Estudos recentes na área do desenvolvimento infantil mostram que as aulas de música possuem um efeito positivo no aprendizado das crianças, além de estimular a coordenação motora, também atua muito no desenvolvimento da criatividade.

Só por isso, muitos pais ficam ansiosos por matricularem seus filhos em escolinhas de música o quanto antes, sem levar em conta alguns fatores importantes antes como os gostos, aptidões da criança e, acima de tudo, a idade correta para inseri-la nessas aulas.

Por este motivo, separamos algumas dicas de como escolher o instrumento musical para ensinar para a sua criança, assim como a idade ideal para se iniciar nesses estudos.

Porque você deseja que seu filho estude música?

Antes de partirmos para as dicas de como escolher instrumento ideal e a idade certa para começar, você como pai deve realizar uma autoanálise para saber quais são as suas reais intenções ao matricular seu filho em uma aula de música.

Você deseja inserir a música na vida dele? Melhorar o seu desenvolvimento?  Estimular o gosto pela música ou cultura?

Seja qual for a sua razão para inserir seu filho em uma aula de música, esta razão deve antes de mais nada, sempre prezar pelo bem-estar físico e psicológico da criança, e não para suprir alguma necessidade sua.

Muitos pais querem apenas que seus filhos sejam superstar, e por isso os matriculam em aulas desde cedo. Fato que além de nocivo para o desenvolvimento da criança, pode causar alguns traumas futuros.

A idade ideal para começar

Especialistas apontam que quanto mais cedo uma criança iniciar seus estudos em um determinado instrumento musical, melhor será o seu desenvolvimento pessoal e intelectual com o passar dos anos.

E é por este motivo, que a partir dos três anos já é possível matricular uma criança em uma aula de música, sem ter problemas.

Você pode até mesmo procurar escolas especializadas em ensino de música para crianças mais novinhas que nem ao menos sabem ler, onde as aulas, além de focadas para o ensino do instrumento, prezam também o lúdico e o desenvolvimento da coordenação motora e da criatividade.

A idade não influencia no nível de desenvolvimento da criança

É um pensamento equivocado achar que crianças, com três anos iniciantes em um determinado instrumento, vão ter um melhor desempenho que as que começam aos 10.

Pelo contrário, em alguma fase o desenvolvimento irá se encontrar, onde até mesmo uma criança que começa aos 10, pode ter um melhor proveito das aulas, por já estar alfabetizada.

Escolhendo o instrumento

Você deve ter em mente que quem irá escolher o instrumento para aprender é a criança, uma vez que se ela for matriculada em uma aula que não tem interessa, o aproveitamento será quase zero.

Se você sabe que seu filho tem alguma predisposição a música, e deseja explorar isso, a dica é ir matriculando a criança em diversas aulas até encontrar aquela que ele mais se identifica.

E se você sabe que seu filho gosta daquele instrumento, mas esta desinteressado naquele momento por um determinado motivo, o correto a se fazer é conversar e descobrir a origem do problema.

Vale até mesmo conversar com a criança para saber qual é a sua preferência, mas você como pai deve, além de incentivar, perceber algumas coisas como, por exemplo, se seu filho está prestando atenção na aula ministrada pelo professor e se ele tem demonstrado algum avanço, caso contrário talvez seja melhor repensar sobre mantê-lo matriculado.

Siga o tempo da criança

Não adianta você ficar afobado para matricular seu filho em alguma aula, seja ela de algum instrumento musical, canto ou até mesmo dança se o mesmo ainda não está preparado ou nem mesmo demonstra interesse.

Essas atividades devem, acima de tudo, ser lúdicas e incentivar a criatividade dos pequenos, onde caso contrário se feitas contra vontade e de forma forçada, podem trazer resultados desastrosos a longo prazo, como até mesmo traumas.

----------------------------------------------------------------------------------

Confira também outros artigos sobre bebês:

----------------------------------------------------------------------------------

Você já conhece o Clube Gratuito Eu Amo Meu Bebê?

Eu Amo Meu Bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos e promoções exclusivas de diversas empresas em produtos e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar. 

Acesse agora e veja desconto especial para as gestantes e mamães em diversas categorias.

Eu Amo meu Bebê
Somos um clube de vantagens gratuito para gestantes e mamães economizarem no dia-a-dia. Aqui no blog, compartilhamos dicas e depoimentos que achamos mais legais.

©2011-2018. Proxy Media. Todos os diretos reservados. | Termos de uso | Quem somos | Artigos