Conteúdos e descontos grátis para os apaixonados por bebês.

Entre ou

Conteúdos e descontos grátis para os apaixonados por bebês.

Sobre nós | Siga-nos:

TODAS CATEGORIAS

25/02/2019

40 semanas e nada do bebê nascer...

Saúde

Até quando esperar?

 

De acordo os médicos, com 40 semanas de gestação, o bebê já está pronto para vir ao mundo. É nesse período que o momento do parto é esperado. No entanto, muitas mamães chegam ao prazo de 40 semanas e nada de o bebê nascer. Isso desperta algumas dúvidas nas famílias, principalmente com relação à saúde da criança e às condições favoráveis para que o parto ocorra sem problemas.

 

Afinal, até quando esperar a partir da 40ª semana de gestação? Como a demora no parto pode influenciar a saúde do bebê e da mãe?

Esses são alguns dos principais questionamentos. Principalmente porque, ao final da gestação, a mãe já atinge um estado de maior cansaço devido ao peso da barriga, por exemplo.

 

Assim, se a gestação chegou a 40 semanas e o bebê não nasceu, é importante saber o que fazer e como se preparar.

Como está o bebê a partir de 40 semanas?

A 40ª semana de gestação corresponde à fase cujo desenvolvimento do bebê está completo. Nela, todo o corpo e órgãos internos já estão devidamente prontos, trabalhando naturalmente.

O mesmo vale para o sistema respiratório. Em pleno funcionamento, faz com que o bebê esteja pronto para o momento do parto.

 

Principalmente para o momento do corte do cordão umbilical, passando a respirar sozinho. É nessa fase, também, que os médicos estimam um peso médio de pouco mais de 3 kgs. E o tamanho médio é de 50 cm.

40 semanas e nada de bebê nascer, até quando esperar?

Primeiramente, caso ainda não haja perspectiva para o nascimento do bebê após as 40 semanas, é importante não se preocupar.

 

Confiar em todo o acompanhamento realizado ao longo do pré-natal é crucial nesta fase. Afinal, trata-se do diagnóstico completo sobre o desenvolvimento e saúde da criança e da mamãe.

Além disso, por meio desse acompanhamento, é possível verificar se o bebê está sendo bem nutrido pela placenta.

 

Se recebe todo sangue oxigenado, com alimentos e nutrientes para estar bem dentro do útero e, claro, estar pronto para nascer.

No entanto, é importante lembrar que, apesar de o parto ser esperado a partir da 40ª semana, a idade gestacional do bebê pode variar de caso para caso.

Normalmente, ela é calculada pelo médico a partir da última menstruação. Assim, chega-se a uma data aproximada para que todo o trabalho de pré-natal seja realizado.

 

Mas, a idade gestacional real pode ser um pouco maior ou menor. O que pode justificar o nascimento do bebê na semana 41, por exemplo, em perfeitas condições de saúde.

Então, a medicina considera normal que a gestação possa chegar até a 42ª semana. No entanto, antes desse prazo, algumas medidas são adotadas.

O que pode ser feito a partir da 40ª semana?

É comum que antes de atingir a 42ª semana os médicos busquem métodos para induzir o trabalho de parto. É nesse período, também, que a cesariana pode ser marcada.

Tratam-se de alternativas que podem ser adotadas de acordo com as preferências da mãe.

Assim, se entre a semana 40 e 41 não houver o aumento natural das contrações para a realização do parto, ele poderá ser induzido ou realizado por meio de cesariana. Por isso, as mães que preferem o parto normal não precisam se preocupar.

Portanto, se você chegou até as 40 semanas e nada de bebê nascer, é importante contar com o acompanhamento médico para definir até quando é possível esperar e o que fazer.

Caso a aflição e a ansiedade tome conta do momento, a melhor saída é dialogar com o médico e seguir suas orientações.

 

Ele poderá indicar exames e rotinas adicionais de monitoramento do bebê. É o caso do Mobilograma, uma tabelinha para controlar a movimentação da criança no útero após as refeições com o intuito de avaliar sua vitalidade.

Assim, com o correto acompanhamento, é possível chegar a um parto tranquilo, saudável e aproveitar a nova fase marcada pela maternidade.

 

Por isso, ao atingir as 40 semanas e nada de bebê nascer, não fique preocupada. Confie nas avaliações obtidas com a ajuda do seu médico.

----------------------------------------------------------------------------------

Confira também outros artigos sobre bebês:

----------------------------------------------------------------------------------

Você já conhece o Clube Gratuito Eu Amo Meu Bebê?

O Eu Amo Meu Bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos e promoções exclusivas de diversas empresas em produtos e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar. 

Acesse agora e veja desconto especial para as gestantes e mamães em diversas categorias.

Somos um clube de vantagens gratuito para gestantes e mamães economizarem no dia-a-dia. Aqui no blog, compartilhamos dicas e depoimentos que achamos mais legais.

Você já conhece o Clube Gratuito Eu Amo Meu Bebê?

O eu amo meu bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos em promoções e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar. Acesse agora e veja os descontos especiais para gestantes e mamães na lista do chá de bebê.