Para os apaixonados por bebês.

Pediatria
Como o cérebro do bebê se desenvolve?
28/09/2018 01:00:34

O cérebro do bebê: Entenda um pouco mais como este se desenvolve.

 

É importante saber que, mesmo jovem, o cérebro do bebê precisa de estímulos constantes para instigar o desenvolvimento.

 

O cérebro dos bebês é ainda é considerado um território cheio de mistérios, afinal este não está completamente desenvolvido, mas ao mesmo tempo várias coisas estão acontecendo com o mesmo.

É de conhecimento geral que o cérebro de uma criança só estará desenvolvido até metade da sua adolescência, mas é na primeira infância que os processos mais importantes de desenvolvimento acontecem.

Na realidade, não é nem mesmo na primeira infância, mas sim dentro da barriga da mãe, onde o consumo de ácido fólico e de uma alimentação balanceada, garantirão os nutrientes necessários para que este se desenvolva de forma eficaz.

Entretanto, ao nascer, é quando o bebê tem contato com o mundo e é nos seus primeiros meses que seu cérebro passa por mais mudanças.

O cérebro do bebê precisa de estímulos

Você sabia que, até os três anos de idade, o cérebro de um bebê irá realizar o dobro de sinapses que do durante a sua fase adulto.

O cérebro de um bebê está em constantes desenvolvimento, seja dormindo ou acordado, ele está completamente fascinado com o mundo que o rodeia.

Você já deve ter percebido, bebês mais jovens descobrindo seus bracinhos, perninhas e percebendo que estes fazem parte dele, e que eles os controlam.

Essas descobertas podem ser naturais, mas os pais também precisam estimular o aprendizado do bebê.

Essas sinapses serão melhor aproveitadas se houver estímulos externos para lhes acompanhar, o bebê irá aprender a pegar, o que é comida e a reconhecer a voz de familiares e dos pais.

Por isso que os pais, ao falarem com o bebê devem sempre olhar nos seus olhos e dizer o seu nome, pois, desde cedo, o bebê aprenderá o ato de linguagem e interação.

O carinho é importante!

O carinho também é importante para o desenvolvimento do cérebro do bebê, além de ser de grande ajuda para relaxar a criança.

Estudos mostram que crianças que recebem mais carinho e contato físico dos pais, como abraços, possuem cérebros maiores em comparação a aquelas que não recebem a mesma atenção.

Este contato físico dá ao bebê a mesma segurança que ele sentia quando estava dentro do útero, além de proporcioná-lo novas vivências.

Bebês aprendem brincando

As brincadeiras também são importantes para o desenvolvimento do cérebro do bebê, afinal o estímulo de cores, objetos e sons são fundamentais para este aprender.

É por isto que brinquedos de bebês possuem tantas informações, como bichinhos, barulhos e cores.

A criança quando exposta a esta informações aprende de forma lúdica, movimentos de coordenação fina, como tocar e a perceber quando escolhe um determinado animal, certo som sai.

Entretanto, não adianta os pais deixarem a criança com o brinquedo e abandonarem sozinha nesta tarefa.

Ninguém aprende sozinho, e o brinquedo é apenas um instrumento, cabe aos pais mostrar como brincar e realizar tarefas simples.

Alimentos que favorecem o desenvolvimento do cérebro do bebê

Além de uma alimentação rica em ácido fólico durante a gravidez, o processo de alimentação voltada para o desenvolvimento do cérebro do bebê deve continuar mesmo após o seu nascimento.

O leite materno que é fundamental para o cérebro do bebê. Para se ter uma ideia, crianças que são amamentadas por mais tempo tendem a possuir um QI mais alto.

Entretanto, há outros alimentos que se deve prestar a atenção como, por exemplo, o consumo de ovo cozido, pois este é rico em colina, substância importante para a preservação de neurônios.

Mas lembre-se sempre de verificar se seu filho não possui alergia a ovo. Caso não, este é um ótimo alimento para incluir quando ele já estiver consumindo sólidos.

Com os estímulos corretos, amamentação e uma dieta balanceada, o cérebro do seu bebê se desenvolverá de forma mais saudável.

----------------------------------------------------------------------------------

Confira também outros artigos sobre bebês:

----------------------------------------------------------------------------------

Você já conhece o Clube Gratuito Eu Amo Meu Bebê?

O Eu Amo Meu Bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos e promoções exclusivas de diversas empresas em produtos e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar. 

Acesse agora e veja desconto especial para as gestantes e mamães em diversas categorias.

Eu Amo meu Bebê
Somos um clube de vantagens gratuito para gestantes e mamães economizarem no dia-a-dia. Aqui no blog, compartilhamos dicas e depoimentos que achamos mais legais.

©2011-2018. Proxy Media. Todos os diretos reservados. | Termos de uso | Quem somos | Artigos